Artilharia Pesada

Lula deve retornar ao Ceará antes do primeiro turno para alavancar candidaturas do PT no Estado

Por Redação IN Poder - Em 03/09/2024 às 10:22 AM

Novo Projeto (2)

Foto: Divulgação

Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o gestor mais bem avaliado entre líderes do Executivo – segundo as mais recentes pesquisas de opinião -, a presença do petista no Ceará durante a campanha para a Prefeitura de Fortaleza está confirmada para o primeiro turno, segundo Camilo Santana, ministro da Educação. As datas e locais de visita ainda estão em análise, mas a estratégia reflete o objetivo nacional do PT de fortalecer sua base de apoio para as eleições de 2026.

A presença de Lula no Ceará faz parte de um plano mais amplo de consolidação política, mirando não apenas as eleições municipais de 2024, mas também a reeleição de Lula em 2026. Entretanto, a participação do presidente tem gerado desconforto entre aliados, como o PDT, partido do prefeito José Sarto. Em agosto, o deputado federal André Figueiredo, aliado de Sarto, expressou insatisfação com a presença de Lula na convenção de Evandro Leitão.

Pesquisas de opinião aferem a popularidade positiva do petista na Capital, onde eleitores admitem ter mais simpatia – leia-se preferência -, por um prefeito que seja alinhado e ao presidente da República. Evandro Leitão, candidato do PT em Fortaleza, conta com o apoio de Lula, Camilo e Elmano, mas aparece em terceiro lugar, empatado tecnicamente com André Fernandes (PL), ambos com 14% das intenções de voto. À frente deles estão Sarto (22%) e Capitão Wagner (31%), segundo dados do instituto Quaest.

No interior do Ceará, o PT também aposta em candidaturas próprias em cidades estratégicas como Caucaia e Juazeiro do Norte, além de Fortaleza. A presença de Lula nessas regiões ainda será decidida, conforme afirma Camilo Santana, mas a expectativa é de que o presidente participe ativamente na reta final da campanha.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder