Corrida pelo Executivo
Campanha em Fortaleza lidera impulsionamento nas redes sociais no Brasil
Por Redação IN Poder - Em 13/09/2024 às 4:55 PM
A capital cearense é destaque nacional quando o assunto é impulsionamento de campanhas eleitorais nas redes sociais, de acordo com os dados de transparência da Meta, que incluem Facebook, Instagram e WhatsApp. Nos últimos 90 dias, as campanhas de Evandro Leitão (PT), José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil) investiram juntas mais de R$ 3,6 milhões, colocando Fortaleza no topo do ranking de investimentos no Brasil.
Entre os cinco maiores investidores em campanhas na Meta, três são de Fortaleza. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lidera com R$ 1,58 milhão, seguido por Evandro Leitão (R$ 1,36 milhão) e Guilherme Boulos (Psol-SP) com R$ 1,35 milhão. Sarto aparece logo atrás com R$ 1,35 milhão, e Wagner completa o grupo com R$ 971 mil.
Em comparação com outras capitais nordestinas, a diferença é expressiva. Em Salvador, Bruno Reis (União Brasil) gastou R$ 99 mil, enquanto João Campos (PSB), no Recife, investiu R$ 80 mil. Mesmo estados mais ricos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, apresentaram números muito inferiores ao investimento observado em Fortaleza.
O investimento em impulsionamento não se limita aos três principais candidatos da capital cearense. Outros postulantes, como Eduardo Girão (Novo) e André Fernandes (PL), também utilizaram a plataforma, mas em valores consideravelmente menores. Fernandes, conhecido por seu forte engajamento orgânico nas redes, destinou apenas R$ 83 mil à Meta, justificando a diferença em relação aos adversários.
O Ceará, como um todo, figura entre os estados que mais investem em impulsionamento de conteúdo no país, com R$ 7,2 milhões gastos nos últimos três meses, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.