NO RIO DE JANEIRO
Artesãs cearenses participam da abertura da Mostra ‘Travessias Artesanais’ no CRAB
Por Marcelo - Em 13/09/2024 às 6:51 PM
Quatro rendeiras artesãs do Ceará estiveram no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, para a abertura da Mostra Travessias Artesanais, promovida em parceria com o Sebrae-CE. O evento, que se estende até novembro, apresenta uma variedade de peças em renda e trançado, destacando-se as tipologias e histórias de seis cidades cearenses.
As obras em exibição no CRAB incluem o labirinto de Aracati, a renda de bilro de Trairi, o ponto filé de Jaguaribe, o crochê de São Gonçalo do Amarante, o trabalho em fibra de croá de Tianguá e o artesanato em palha de carnaúba de Sobral. A mostra celebra a riqueza cultural e a diversidade do artesanato cearense, proporcionando uma plataforma para valorização e reconhecimento das habilidades dessas artesãs.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, e também membro do Comitê Nacional do CRAB, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CRAB e pela gestão de Cattleya Guedes à frente da área de Artesanato do Sebrae do Ceará é de excelência. “Me orgulho muito de ser o decano do Comitê Nacional do CRAB e parabenizo o belo trabalho que vem sendo feito nessa área pelo Sebrae do Rio“, afirma.
Ele também ressaltou a relevância do projeto para o desenvolvimento regional. “O Travessias Artesanais tem três importantes vertentes. A dimensão antropológica, porque estabelece a identidade das localidades onde é produzido esse artesanato. Em segundo, o fato de inovar a tradição, através do design. E a terceira dimensão é o da economia criativa, com o esforço de transformar a produção artesanal em peças importantes e valiosas da cultura brasileira”, ressalta Joaquim Cartaxo, que vestia um colete trabalhado em crochê por uma artesã cearense.
Valorização
“Queremos, aqui no CRAB, sempre valorizar os saberes tradicionais de novos grupos produtivos do Ceará e de outras regiões e estados do Brasil. A Mostra Travessias Artesanais está muito bonita. Essa integração artesanato e design gerou um artesanato renovado”, destaca Sérgio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio e membro do Comitê Nacional do CRAB.
Prestigiaram ainda a abertura da Mostra, o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Júlio Cezar Resende de Freitas; a gestora de Artesanato do Sebrae-CE, Cattleya Guedes; a fundadora e diretora criativa da Catarina Mina (curadora da Mostra), Celina Hissa, e as artesãs cearenses com peças em exposição Luziane de Souza Araújo, Maria Marta Alves Rodrigues, Francisca Rejane Oliveira de Lima e Valderina Gomes Ximenes.
O projeto
O Travessias Artesanais é um projeto do Sebrae-CE em parceira com as Oficinas Catarina Mina. Ao longo de um ano, acompanhou grupos de artesãs e suas técnicas em seis localidades diferentes: Aracati, Trairi, Jaguaribe, São Gonçalo do Amarante, Tianguá e Sobral. Ao ampliar o alcance sobre as potências criativas do Estado, ele trouxe novos olhares para esses saberes tradicionais, com a colaboração de designers renomados, como Dudu Bertholini, David Lee, Marina Bitú, Érico Gondim, Márcia Hissa e a própria fundadora da marca, Celina Hissa.