ENERGIAS RENOVÁVEIS
Elmano dá apoio aos 500 multiplicadores da segunda turma do Projeto H-TEC
Por Marcelo - Em 16/09/2024 às 5:10 PM
O governador Elmano de Freitas destacou, em sua participação virtual na abertura da segunda turma de multiplicadores para formação em Energias Renováveis do Projeto H-TEC, a importância dessa capacitação para o futuro do Ceará. Com a formação de mais 525 estudantes em polos como Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, o Estado se prepara para se tornar um grande fornecedor de energia renovável, incluindo a promissora área do Hidrogênio Verde (H²V).
Ele enfatizou que capacitar multiplicadores é uma estratégia essencial para assegurar que a juventude cearense esteja preparada para as oportunidades que a transição energética oferece. “O Ceará tem condições de ser um grande fornecedor de energia renovável para o mundo, incluindo o Hidrogênio Verde, que vai exigir um aumento substancial da produção de energias renováveis no Estado. Ter multiplicadoras com essa formação, para depois formar a nossa juventude, é estratégico para garantir essa oportunidade (transição energética) para o povo cearense”, afirma.
Essa iniciativa não apenas contribui para o desenvolvimento sustentável do Ceará, mas também posiciona o estado como um protagonista no cenário global de energias renováveis. Afinal, o Governo do Estado tem 40 memorandos de entendimento (MoUs) assinados com empresas nacionais internacionais para o H²V na região do Complexo do Pecém. Desse total, seis evoluíram para pré-contratos firmados. “São empresas que devem apresentar, em outubro, projetos ao Conselho Nacional da ZPE, para iniciar investimentos no Porto do Pecém para a montagem da primeira grande usina de Hidrogênio Verde no Ceará. Só de terraplanagem são mais de R$ 100 milhões”, ressalta Elmano de Freitas.
Qualificação
O Projeto H-TEC é realizado pelo Governo do Estado por meio de financiamento da Funcap, órgão vinculado à Secitece. A formação teórica é viabilizada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) com apoio de professores de diversas universidades do Ceará: Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A prática é viabilizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará).
Além da formação dos multiplicadores, o projeto prevê a instalação de 13 laboratórios didáticos em diferentes municípios estratégicos para as Energias Renováveis no Ceará. Os seis primeiros estão com previsão de entrega já no mês que vem: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Mauriti, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.
Também em outubro será iniciada a próxima fase do projeto para qualificação técnica de profissionais na área das Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, com atuação dos multiplicadores formados. Ao todo, está prevista a formação de 11.550 pessoas no projeto, sendo a primeira turma que inicia em outubro formada por 900 estudantes em seis polos municipais.