Disputa Judicial
Justiça Eleitoral ordena remoção de vídeo de Capitão Wagner que associa André Fernandes ao uso de cocaína
Por Redação IN Poder - Em 16/09/2024 às 8:55 PM
O juiz Ernani Pessoa determinou a remoção de um vídeo da propaganda eleitoral de Capitão Wagner (União Brasil) que exibia o candidato André Fernandes (PL) cheirando sal, alegando que a cena poderia induzir os eleitores a interpretarem erroneamente o gesto como uso de drogas. A decisão foi proferida no domingo, 15, com estipulação de multa de R$ 5.000,00 por infração, caso a ordem não fosse cumprida.
O episódio ocorre em meio ao acirramento da disputa entre Fernandes, Wagner e o atual prefeito Sarto, após a divulgação de pesquisas que mostram o crescimento do candidato do PL. O vídeo contestado por André Fernandes fazia parte de um antigo conteúdo de humor do candidato no YouTube, quando ele, ainda adolescente, realizou o desafio de cheirar sal.
Na decisão, o juiz argumentou que o uso do vídeo na propaganda de Wagner tinha o objetivo de prejudicar a imagem de Fernandes, ultrapassando os limites do debate político. No entanto, o magistrado permitiu a continuação de outras críticas veiculadas na propaganda, desde que o trecho envolvendo o sal fosse removido.
O acirramento das trocas de ataques entre os candidatos nas últimas semanas, segundo o juiz, não contribui para um debate eleitoral de alto nível. Ele reforçou que a propaganda deve focar em propostas e ações, em vez de ataques pessoais.