ESTUDO DO IDT

Ceará deverá abrir 3,4 mil vagas de emprego temporárias neste final do ano

Por Marcelo - Em 17/09/2024 às 5:26 PM

O fim do ano está chegando e nesta época alguns setores como comércio e serviços estão de olho na ampliação da demanda e, consequentemente, aquecem a oferta das vagas de emprego. Um levantamento realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho (SET), estima que 3,4 mil oportunidades temporárias devam ser ofertadas nos meses do B-R-O-BRÓ.

Restaurantes são grandes absorvedores de mão de obra temporária

A expectativa se mantém em relação ao mesmo período do ano passado e se refere aos meses de setembro a dezembro de 2024. Apesar da maior parte das vagas serem destinadas ao comércio, em ocupações como vendedor e operador de caixa, também estarão abertas outras oportunidades para quem deseja se inserir ou reinserir no mercado de trabalho, em vagas como garçom, recreador, cumim e segurança de eventos.

Segundo o diretor da Promoção do Trabalho e Empreendedorismo do IDT, Rubens Rodrigues, com o aquecimento da economia no Ceará vagas que tradicionalmente seriam ofertadas como temporárias sejam abertas como permanentes. “Mesmo para uma vaga temporária, é importante que o trabalhador tenha disponibilidade para aprender e iniciativa. Isto porque os empregadores costumam estar de olho nestes profissionais e cerca de 20% conseguem se efetivar“, afirma. Ele ressalta, ainda, que saber trabalhar em equipe e focar nas metas a serem alcançadas, são diferenciais relevantes.

As seleções

Por meio das Unidades do IDT/Sine, atualmente estão abertas 277 vagas temporárias em todo o Estado. Para participar das seleções o trabalhador deve se dirigir à unidade mais próxima da sua residência. Os endereços e as vagas estão disponíveis no portal do IDT (www.idt.org.br) e os candidatos não devem esquecer de levar o currículo, CTPS, RG, CPF e comprovante de endereço, com CEP.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business