Eleições 2024

Real Time Big Data: André Fernandes e Evandro Leitão estão empatados na disputa pela Prefeitura de Fortaleza

Por Redação IN Poder - Em 18/09/2024 às 10:27 AM

Novo Projeto 19

André Fernandes e Evandro Leitão despontam na disputa pelo Paço. Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Real Time Big Data e divulgada nesta terça-feira, 18, aponta um empate entre o deputado federal André Fernandes (PL) e o deputado estadual Evandro Leitão (PT) na corrida pela Prefeitura de Fortaleza. Ambos os candidatos somam 23% das intenções de voto no cenário estimulado, no qual os nomes são apresentados aos eleitores.

O levantamento também revela que o ex-candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner (União Brasil), aparece com 20%, dentro da margem de erro, o que configura um empate técnico com Fernandes e Leitão. Na sequência, o atual prefeito José Sarto (PDT) obtém 15% das intenções de voto, enquanto Eduardo Girão (Novo) tem 3%. Outros candidatos, como George Lima (Solidariedade), Chico Malta (PCB), Técio Nunes (PSOL) e Zé Batista (PSTU), alcançaram 1% cada. Brancos e nulos somam 8%, e 4% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa foi realizada com 1.000 eleitores entre os dias 16 e 17 de setembro, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, e registrada no TSE sob o número CE-01368/2024.

Cenário espontâneo e rejeição

No cenário espontâneo, em que os eleitores não recebem uma lista de candidatos, Evandro Leitão lidera com 9%, seguido por Capitão Wagner e André Fernandes, com 8% cada. O atual prefeito, José Sarto, aparece com 6%. Além disso, 14% dos eleitores declararam voto em branco ou nulo, e 47% não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento também investigou as possibilidades de voto em cada candidato. Capitão Wagner lidera com 14% de certeza de voto. Tanto André Fernandes quanto Evandro Leitão têm 13% dos eleitores que afirmam votar com certeza neles. Ao mesmo tempo, os três candidatos têm percentuais próximos de rejeição, com cerca de 39% a 40% dos eleitores dizendo que não votariam neles de forma alguma.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder