ALTA PERFORMANCE

Ceará gera 31.529 postos de trabalho no 1SEM24 e fica em segundo do Nordeste

Por Marcelo - Em 19/09/2024 às 4:39 PM

O Ceará alcançou o impressionante resultado de 31.529 postos de trabalho gerados no primeiro semestre deste ano, posicionando-se como o segundo estado com o melhor saldo de empregos, superado apenas pela Bahia, que registrou 54.435 vagas no acumulado até junho. Os dados, extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e publicados no Boletim Macro Regional do FGV IBRE, revelam um panorama positivo para o mercado de trabalho na Região Nordeste.

Setor de Serviços contribuiu com mais de 17 mil novos postos de trabalho

Em junho último, o Nordeste gerou um total de 45.940 novos postos de trabalho, marcando um crescimento significativo em relação aos 33.182 registrados no mesmo mês do ano anterior. Com um saldo positivo em todos os estados nordestinos, Ceará, Bahia e Pernambuco foram responsáveis por 24,5 mil novas vagas, o que representa 53,4% da geração de empregos na região.

Na análise do FGV IBRE, o setor de Serviços se destacou, com mais de 17 mil empregos criados, seguido pela Indústria com 10,3 mil e o Comércio com 9,6 mil vagas, no mês de junho. A expansão no setor de serviços é atribuída ao aumento de sua contribuição para o produto interno bruto (PIB). No segmento industrial, o ramo da Transformação gerou quase 9 mil novas oportunidades de trabalho.

Em termos de desocupação, a taxa no Nordeste foi de 9,4% no segundo trimestre de 2024, uma redução significativa, embora ainda acima da média nacional de 6,9%. O Ceará apresentou uma diminuição de 7,5% no número de desempregados no segundo trimestre, posicionando-se como o segundo melhor resultado na região, atrás apenas do Maranhão, que registrou 7,3%.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business