RELATÓRIO EQUIFAX BOAVISTA

Tentativas de fraudes no e-commerce cresceram 66% em agosto

Por Redação - Em 20/09/2024 às 2:26 PM

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O estudo identificou que as quintas e sextas-feiras, entre 11h e 15h, são os períodos mais suscetíveis a fraudes

As tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro cresceram 66% em agosto em comparação com julho de 2024, segundo um relatório da Equifax BoaVista. Apesar do aumento no número de tentativas, o tíquete médio das fraudes caiu 59% em relação ao mesmo período do ano anterior, indicando uma possível mudança nas estratégias dos fraudadores.

De acordo com a pesquisa, essa redução no valor das fraudes sugere que os criminosos estão direcionando seus esforços para produtos de menor valor, tentando assim evitar os sistemas de proteção mais robustos implementados pelas plataformas de e-commerce.

Os dados da Equifax BoaVista também mostram que 25% das tentativas de fraude estão concentradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com São Paulo liderando esse triste ranking. Em contraste, os estados com menor índice de fraudes incluem Acre, Amapá e Roraima, que juntos representam apenas 0,20% dos casos.

O estudo identificou que as quintas e sextas-feiras, entre 11h e 15h, são os períodos mais suscetíveis a fraudes, contabilizando cerca de 35% das ocorrências. Em oposição, os domingos apresentam a menor incidência de tentativas fraudulentas.

Pedro Tavares, superintendente de produtos antifraude da Equifax BoaVista, ressaltou que, apesar da diminuição no tíquete médio, o aumento no roubo e furto de celulares pode facilitar as fraudes. “Com os dados do consumidor em mãos, os fraudadores conseguem aplicar golpes com mais facilidade”, alertou Tavares.

Este estudo faz parte do novo Indicador Mensal de Fraude, apresentado pela primeira vez pela empresa, que também destacou que as ferramentas antifraude ajudaram a evitar prejuízos de aproximadamente R$ 833 milhões no varejo online durante o mês de agosto. O cenário revela a necessidade crescente de estratégias eficazes de proteção no comércio eletrônico brasileiro.

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