COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

FIEC recebe diretora da OCDE e debate parceria em energia renovável ​​e inovação

Por Marcelo - Em 23/09/2024 às 7:03 PM

A diretora do Centro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas, Regiões e Cidades, Lamia Kamal-Chaoui, esteve na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), nesta segunda-feira (23). A representante do organismo internacional foi recebida pelo presidente Ricardo Cavalcante, para uma tarde de apresentações sobre os projetos e inovações do Sistema FIEC, especialmente nas áreas de energias renováveis, tecnologia e inovação.

Lamia Kamal-Chaoui conversa com o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, sobre futuras parcerias                                                     Fotos: George Lucas

Além disso, foram discutidas as potencialidades do Ceará para firmar novas parcerias no âmbito global. Durante o encontro, Ricardo Cavalcante destacou o pioneirismo da federação na implantação do Hidrogênio Verde (H2V), além de pesquisas que apontam como vantagens geográficas do Ceará para se tornar um grande polo de geração de energia solar e eólica. O presidente da FIEC reforçou que, nos próximos anos, o Estado deve se consolidar também como referência na produção de Hidrogênio Verde.

“Estamos passando por uma fase de profunda transformação no Ceará. Nossa localização privilegiada proporciona ventos constantes e excelente insolação, o que nos confere vantagens competitivas no cenário internacional para investimentos em energias renováveis ​​e, em especial, no Hidrogênio Verde. Estamos felizes em receber a OCDE e compartilhar com essa importante instituição internacional o quanto estamos avançando e nos preparando para o futuro”, afirma Ricardo Cavalcante.

Após a reunião com a presidência da FIEC, Lamia Kamal-Chaoui participou de um segundo encontro com gestores das principais unidades do Sistema FIEC: Senai, Sesi e IEL Ceará, além do Observatório da Indústria e do Centro Internacional de Negócios (CIN). Nesta ocasião, foram detalhados os serviços prestados por essas unidades, enfatizando o papel de cada uma no fortalecimento da indústria, da capacitação profissional e da inovação no Estado. Alguns membros da diretoria da OCDE participaram da reunião de forma online.

Lamia Kamal-Chaoui ficou impressionada com o crescimento do Ceará

Estiveram presentes neste segundo encontro Paulo André Holanda, diretor do Senai e superintendente do Sesi Ceará; Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria; Karina Frota, gerente do CIN; Sônia Parente, gerente de Educação Profissional do Senai Ceará; Veridiana Sales, gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (Unissin/Sesi); Carlos Egberto, gerente do Instituto Senai de Tecnologia, além de representantes destas instituições que integram o Sistema FIEC.

Ao final da visita, Lamia Kamal-Chaoui expressou sua gratidão pela colhida e elogiou a impressionante evolução do Ceará nas últimas décadas. “Estive no Ceará em 2003 para organizar uma conferência. Voltar após quase 22 anos e testemunhar essas grandes transformações foi uma experiência marcante. O Estado cresceu, atraiu novos investimentos, desenvolveu sua economia e alcançou avanços sociais notáveis”, destaca a diretora da OCDE.

A visita institucional da representante da OCDE à Casa da Indústria reforça o protagonismo do Ceará no cenário internacional de energias renováveis ​​e inovação, abrindo caminho para novas colaborações que impulsionem ainda mais o desenvolvimento sustentável do Estado, do Brasil e de outros países do mundo. A diretora da OCDE afirmou, ainda, que espera voltar para estreitar os laços e contribuir para gerar novas conexões com o que hoje é produzido pela FIEC em tecnologia, data centers e qualificação das indústrias para a produção de energia limpa.

Representantes da FIEC ao lado de Lamia Kamal-Chaoui e Paulo André Holanda, no Observatório da Indústria

Mais notícias

Ver tudo de IN Business