Inovação Imobiliária
“Somos a maior empresa imobiliária do Brasil sem ter um tijolo”, diz CEO da Housi
Por B.L.V - Em 25/09/2024 às 10:58 AM
A Housi, uma das maiores proptechs do país, revolucionou o mercado imobiliário ao gerenciar uma carteira robusta de 800 edifícios e 200 mil unidades sem construir um único prédio. A estratégia da empresa se baseia no licenciamento para incorporadoras, em um modelo similar ao de franquias. “Somos a maior empresa imobiliária do Brasil em lançamentos sem ter um tijolo”, afirma Alexandre Frankel, CEO da Housi.
Em 2024, a Housi planeja lançar 200 mil unidades, superando as 40 mil entregues pela MRV, a maior construtora da América Latina, no último ano. A empresa, que inicialmente operava apenas condomínios compactos, reinventou-se durante a pandemia ao licenciar sua marca para incorporadores, oferecendo soluções completas para criar “prédios digitais”.
Esses empreendimentos oferecem serviços personalizados, desde lavanderias e mini mercados até aluguel de carros e serviços para pets, transformando edifícios convencionais em centros multifuncionais. O CEO explica: “O prédio é o hardware e o licenciamento é o software, permitindo adaptar cada empreendimento ao público-alvo.”
A empresa estima que, com seu modelo, os empreendimentos parceiros aceleram suas vendas em até 36% e agregam 23% de valor adicional. Além disso, o custo de condomínio pode ser reduzido em até 50%, graças a parcerias com grandes marcas como Rappi, iFood, Magazine Luiza e Unilever. O objetivo de Frankel é que, no futuro, o consumo de produtos e serviços custeie totalmente o condomínio, tornando a moradia acessível ou até gratuita.
A Housi projeta um faturamento de R$ 500 milhões em 2024, um crescimento de 2,5 vezes em relação ao ano anterior, e já levanta US$ 10 milhões em nova rodada de financiamento. Com uma expansão internacional e a possibilidade de um IPO no futuro, a empresa segue como uma das mais inovadoras do setor.