Embate na Justiça
Justiça Eleitoral ordena retirada de propagandas de José Sarto contra Evandro Leitão
Por Redação IN Poder - Em 27/09/2024 às 12:30 AM
A Justiça Eleitoral determinou, nesta quinta-feira, 26, que a campanha de José Sarto (PDT) remova conteúdos caluniosos contra o candidato Evandro Leitão (PT) divulgados nas redes sociais e na propaganda eleitoral gratuita. A decisão foi tomada após a coligação “Juntos, Fortaleza Pode Muito Mais” entrar com duas ações, apontando irregularidades nas publicações da campanha do pedetista.
Na primeira decisão, o juiz eleitoral Victor Nunes Barroso, da 115ª Zona Eleitoral de Fortaleza, ordenou a retirada de uma propaganda televisiva do candidato José Sarto, que continha acusações contra Evandro. O magistrado também determinou que Sarto não veicule novamente o mesmo conteúdo, sob pena de multa de R$ 50 mil por descumprimento. Segundo a coligação de Evandro, todo o tempo de propaganda de Sarto foi utilizado para promover ataques ao candidato adversário, em desacordo com a legislação eleitoral.
Em uma segunda decisão, o juiz proibiu Sarto de continuar impulsionando anúncios com teor negativo em plataformas digitais. A prática, que envolve a promoção de postagens apenas para públicos específicos sem que fiquem visíveis no perfil do candidato, conhecida como “dark post”, também foi considerada irregular. Caso haja reincidência, o candidato poderá ser multado em R$ 50 mil por cada nova infração.
A coligação de Evandro alegou que a campanha de Sarto realizou impulsionamento de conteúdo negativo nas redes sociais da Meta (Facebook e Instagram), dificultando a fiscalização por não tornar os anúncios visíveis no feed do perfil, o que comprometeria a transparência exigida na propaganda eleitoral.