No Rancho Fundo

Artesanato cearense brilha na novela das 6 da Rede Globo

Por Paulla Pinheiro - Em 03/10/2024 às 4:19 PM

Peças Ceart

Peças CeArt

Em suas redes sociais, Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará (SPS), revelou que peças da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) estão fazendo parte do cenário da novela das seis da Rede Globo, No Rancho Fundo. “Estar presente em uma emissora, a nível nacional, é sem dúvida um reconhecimento para nossos produtos e nossos artesãos”, afirmou Onélia.

A loja da Tia Salete, um dos principais cenários da novela, reflete a personalidade da personagem, que é artesã e valoriza o trabalho manual. No local, são exibidos uma variedade de produtos, como redes, jogo americano, colchas, cestos de palha de carnaúba, esculturas, pufes e móveis, todos elaborados por talentosos artesãos cearenses. O responsável pela curadoria dos produtos no projeto, Marco Aurélio Pulchério, fundador da Marco 500, visitou a CeArt em abril para selecionar as peças.

Entre os artistas que tiveram suas obras apresentadas, destaca-se Tânia Regina, que desde cedo se dedicou ao crochê e agora preside a Associação de Artesãos de Guaraciaba do Norte. O artesão Cícero Evânio, conhecido como Panta, produziu o santo do pau oco, encomendado especialmente para a novela e que integrou a narrativa da trama. Também estão presentes no cenário as peças da Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó (Aproarti).

A presença do Ceará na novela reforça a rica tapeçaria de talentos e tradições que o estado tem a oferecer, prometendo inspirar futuras gerações de artesãos e artistas. As peças que compõem o cenário da trama, além de serem representativas da cultura local, estão disponíveis para compra na Central de Artesanato do Ceará (CeArt).

Mais notícias

Ver tudo de Notas