ACESSO À SAÚDE
CRIO firma parceria para atender aos pacientes oncológicos na área de Crateús
Por Marcelo - Em 04/10/2024 às 2:09 PM
O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) – em parceria com o Centro de Atendimento ao Câncer (CAC) -, vai inaugurar, em breve, o Núcleo de Assistência Oncológica para atender pacientes da Macrorregião Sertão dos Crateús, composta por 13 municípios. O novo espaço está pronto, aguardando apenas a finalização do processo de credenciamento para serem iniciados os atendimentos.
O diretor Comercial do CRIO, Francisco Kubrusly, e o responsável técnico do CAC, Mário Vilâny, juntamente com os secretários de saúde da região e a superintendência de Sobral, foram convidados para uma visita à nova unidade. O objetivo principal foi debater e definir estratégias acerca do tratamento oncológico de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em pequenas cidades do interior do Ceará.
A proposta do novo núcleo é facilitar o acesso às sessões de quimioterapia dos pacientes que residem longe da capital cearense e, aqueles que necessitarem de radioterapia, poderão ser atendidos na sede do CRIO, localizada no bairro Álvaro Weyne, em Fortaleza. “Este centro é um símbolo da regionalização da saúde e do nosso compromisso em oferecer um atendimento de qualidade para todos os cearenses”, afirma Francisco Kubrusly.
“Com essa nova unidade, estamos democratizando o acesso à saúde e garantindo uma vida mais digna para a população do sertão. Os pacientes que antes precisavam se deslocar por longas distâncias, agora terão a oportunidade de fazer o tratamento perto de seus familiares, o que proporciona maior bem-estar e qualidade de vida”, destaca Mário Vilâny.
Habilitado
O CRIO é considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de câncer no Norte e Nordeste. Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o CRIO disponibiliza ambulatórios de consultas clínicas e prevenção, serviços de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, imagem, leitos hospitalares, intervenções cirúrgicas e UTIs para pacientes de convênios, particulares e provenientes do SUS.