APONTA CNI
Indicadores do mercado de trabalho industrial crescem em agosto
Por Redação - Em 07/10/2024 às 2:43 PM
Os dados da pesquisa Indicadores Industriais, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram crescimento em todos os indicadores que medem o desempenho do mercado de trabalho industrial na passagem de julho para agosto. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (7) e aponta alta no emprego, na massa salarial e no rendimento médio dos trabalhadores da indústria de transformação.
Em agosto, o número de postos de trabalho na indústria aumentou 0,4% em comparação a julho, marcando o 11º mês consecutivo sem queda no emprego. Na comparação com agosto de 2023, o índice cresceu 3,1%. No acumulado dos primeiros oito meses de 2024, o emprego apresentou alta de 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A massa salarial real na indústria de transformação também registrou avanço significativo, com um aumento de 1,5% em relação a julho e de 1,7% em comparação a agosto do ano passado. No total, entre janeiro e agosto de 2024, a massa salarial cresceu 3,3% em relação ao mesmo período de 2023.
O rendimento médio dos trabalhadores teve uma alta de 1,1% em agosto, comparado ao mês anterior. No entanto, houve uma redução de 1,3% em relação a agosto de 2023. No acumulado dos primeiros oito meses de 2024, o rendimento médio subiu 1,4% em comparação ao ano anterior.
Os indicadores associados à atividade industrial mostraram estabilidade. O faturamento real das empresas manteve-se estável, com um aumento de 0,7% em relação a julho e um crescimento de 5,3% em comparação a agosto de 2023. Entre janeiro e agosto de 2024, o faturamento acumulou alta de 3,7%.
As horas trabalhadas na produção permaneceram praticamente estáveis, com uma variação de 0,1% na passagem de julho para agosto. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o índice cresceu 4,8%, e no acumulado do ano, houve um aumento de 3,6%.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria fechou agosto em 79,3%, uma leve queda de 0,2 ponto percentual em relação a julho. No entanto, o índice está 0,7 ponto percentual acima do registrado em agosto de 2023.
Perspectivas para o futuro
Larissa Nocko, economista da CNI, observou que, apesar da estabilidade da atividade industrial em agosto, o desempenho da indústria de transformação até agora é superior ao do ano passado. Ela acredita que o segundo semestre deverá apresentar crescimento, embora em um ritmo mais modesto do que o primeiro semestre.
“Dados relacionados à demanda por bens industriais e ao mercado de trabalho reforçam a expectativa de que a procura por bens industriais continue a aumentar na segunda metade do ano”, afirmou Nocko.
Sobre a pesquisa
A pesquisa Indicadores Industriais é realizada mensalmente e analisa a evolução da atividade industrial, focando na indústria de transformação. Desde sua criação em 1992, em parceria com as Federações Estaduais das Indústrias, a pesquisa cobre estados que respondem por mais de 90% do produto industrial brasileiro.