4º MAIOR MERCADO EMISSOR
Itália envia 14% dos turistas internacionais ao Ceará em 2024
Por Redação - Em 10/10/2024 às 12:19 PM
A Itália enviou cerca de 14% dos turistas internacionais que desembarcaram no Ceará até agosto de 2024, posicionando-se como o quarto maior mercado emissor de visitantes para o estado. Os dados são da Embratur e da Polícia Federal.
A expectativa é que essa proporção aumente até o final do ano, impulsionada por ações do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), voltadas para o mercado italiano.
Entre os dias 9 e 11 de outubro, o Ceará participa da TTG Travel Experience, realizada no Rimini Expo Center, na Itália. Este evento, em sua 61ª edição, é considerado um dos principais na promoção do turismo no país.
A presença do Ceará na feira é uma oportunidade para fortalecer parcerias com o mercado italiano, especialmente com agentes e operadores locais responsáveis pela comercialização de pacotes de viagem.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, destaca a importância do estande do estado no evento. “É fundamental essa participação, pois estamos sendo vistos pelo quarto maior mercado emissor de turistas para o Ceará, que lidera entre os destinos da região Nordeste desde abril”, afirma.
Roadshows
As ações do Ceará no mercado italiano começaram antes mesmo da feira. Em Nápoles, na sexta-feira (4), e em Roma, na noite desta terça-feira (8), a Setur realizou dois roadshows, eventos focados no compartilhamento de informações sobre o destino aos profissionais do setor. Ao todo, cerca de 300 pessoas, entre agentes e operadores, foram capacitadas. “Esses profissionais influenciam bastante seus clientes. Por isso, é tão importante o relacionamento, e o Ceará preza muito por isso”, destaca a secretária Yrwana Albuquerque.
Fortalecimento do mercado europeu
O Ceará, estado que é referência em movimentação turística internacional no Nordeste, destaca-se pela proximidade com a Europa e por suas conexões diretas com importantes países da região.
Portugal, Estados Unidos e França lideram o ranking de países emissores de turistas para o estado, seguidos pela Itália, que ocupa a quarta colocação.
A TAP Air Portugal, que realiza voos diários entre Lisboa e Fortaleza, opera atualmente nove frequências semanais, contribuindo significativamente para o fluxo de visitantes não só portugueses e espanhóis, mas também italianos.