EM 2024

Opep eleva projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2,5%

Por Redação - Em 15/10/2024 às 12:19 AM

Calculadora Economia Ag. Brasil

se ajuste é atribuído à “força contínua da economia doméstica”, que apresenta sinais positivos na demanda do consumidor e uma robustez notável no setor de serviços FOTO: Agência Brasil

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisou para cima sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2024, conforme o relatório mensal divulgado nessa segunda-feira (14). A expectativa agora é de um crescimento de 2,5%, superior ao 2,2% indicado no relatório anterior. Esse ajuste é atribuído à “força contínua da economia doméstica”, que apresenta sinais positivos na demanda do consumidor e uma robustez notável no setor de serviços.

No entanto, a Opep também observa a volatilidade que permeia o setor industrial e alerta sobre a pressão inflacionária que pode ser provocada pela queda nas taxas de desemprego e pelo aumento salarial. O relatório destaca que as incertezas em relação à inflação devem persistir até 2025, o que pode levar o Banco Central do Brasil a considerar novas altas nas taxas de juros. Esse aperto monetário pode, por sua vez, atenuar a força do crescimento econômico projetado.

Apesar do otimismo para 2024, a Opep optou por manter a projeção para o PIB brasileiro em 2025 em 1,5%, sem alterações em relação ao documento anterior. O relatório também menciona que uma possível mudança na liderança do Banco Central, prevista para janeiro de 2025, pode impactar a coordenação política, embora a eficácia dessas mudanças ainda permaneça incerta.

Dessa forma, a Opep evidencia um panorama misto para a economia brasileira, destacando tanto os avanços esperados quanto os desafios que podem afetar o crescimento nos próximos anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business