LEVANTAMENTO DA CNI

85% das indústrias brasileiras adotam práticas de economia circular

Por Redação - Em 16/10/2024 às 12:30 AM

Economia Circular, Indústria, Negócios, Sustentabilidade Foto Freepik

As práticas de economia circular visam tornar os processos industriais mais sustentáveis e diminuir o impacto ambiental FOTO: Freepik

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Centro de Pesquisa em Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP) revelou que 85% das indústrias no Brasil estão implementando práticas de economia circular em suas cadeias de produção. O estudo, divulgado nessa terça-feira (15), destaca a importância de reduzir o desperdício e maximizar o uso de recursos.

As práticas de economia circular visam tornar os processos industriais mais sustentáveis e diminuir o impacto ambiental. Segundo a pesquisa, 68% dos empresários do setor afirmam que as medidas adotadas contribuíram para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI, destacou que essas ações resultam em menor emissão de gases, redução da extração de novos recursos e melhor uso da energia. “As empresas reduzem a pegada de carbono da atividade industrial e evitam agravar outras questões, como a redução da vida útil dos aterros”, afirmou.

Entre as indústrias que adotam a economia circular, as iniciativas mais frequentes incluem programas de sustentabilidade e práticas que melhoram a efetividade dos processos. A reciclagem, uma prática comum, é adotada por três em cada dez empresas.

Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, ressaltou o papel da indústria na transição para uma economia circular. “Temos promovido uma gestão mais eficiente dos recursos e a valorização dos produtos desde a criação até o fim do ciclo de vida”, destacou.

O levantamento evidencia a crescente adesão das indústrias brasileiras a práticas que buscam a sustentabilidade e a eficiência na utilização de recursos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business