Joia arquitetônica
Cinema São Luiz de Recife reabre em 1º de novembro com festival internacional
Por Paulla Pinheiro - Em 18/10/2024 às 11:02 AM
Após mais de dois anos fechado, o icônico Cinema São Luiz, no Recife, renasce em grande estilo no dia 1º de novembro. O marco de sua reabertura será a 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema, um dos mais prestigiados do Brasil, com direção artística de Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. Até o dia 8, o público poderá desfrutar de uma semana de intensa programação cultural, com exibição de mais de 100 filmes, entre longas e curtas-metragens, em cerca de 55 sessões.
Inaugurado em 1952 pelo grupo Severiano Ribeiro, o São Luiz é um dos últimos cinemas de rua em atividade no Brasil, sendo reconhecido não só por sua arquitetura clássica, mas também pela grandiosidade dos vitrais e painéis, incluindo a emblemática obra do artista Lula Cardoso Ayres. A trajetória do cinema fez parte do documentário “Retratos Fantasmas”, que homenageia a era dos cinemas de rua em Recife, do diretor Kleber Mendonça Filho.
O cinema foi restaurado com foco na preservação de seu patrimônio, além de adaptações modernas para garantir acessibilidade e segurança. As obras, conduzidas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), incluem a recuperação da coberta, com investimento de R$ 106 mil, e a restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão, via recursos da Lei Paulo Gustavo. Essas melhorias garantem a continuidade de um dos símbolos da cultura recifense, agora mais preparado para o futuro.
Apesar da reabertura, as obras no São Luiz continuam, com previsão de conclusão em até dez meses. Essa última fase inclui a requalificação e acessibilidade do espaço, como instalação de elevadores, banheiros adaptados e a recuperação de danos em pisos, tetos, portas e luminárias, além do icônico letreiro da fachada.