NO LONDON JOURNEY
Ricardo Cavalcante destaca potencial do Ceará na transição energética global
Por Marcelo - Em 18/10/2024 às 6:54 PM
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, encerrou com destaque o Programa de Educação Executiva Internacional – London Journey, apresentando uma visão abrangente sobre o cenário global de energia. Em sua exposição, falou sobre o posicionamento estratégico do Ceará, impulsionado pelo seu potencial em energias renováveis, incluindo a produção de energia eólica e solar fotovoltaica. Ele destacou a instalação do Hub de Hidrogênio Verde (H²V) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, reforçando o protagonismo do Ceará na transição energética.
Durante sua apresentação, dirigida aos participantes da missão internacional e representantes da Imperial College, em Londres, Cavalcante delineou as oportunidades que o Ceará poderá explorar na mudança da matriz energética global. Ele enfatizou que a exploração do potencial de energia limpa do Estado representa uma oportunidade histórica para transformar a vida da população e promover um crescimento econômico significativo e sustentável. E salientou os investimentos bilionários que o Hub de H²V tem atraído para o território cearense.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, fez um balanço positivo da edição 2024 do programa, destacando que a iniciativa continua a se reinventar a cada ano, com o objetivo de desenvolver os líderes que impulsionam as transformações necessárias para o avanço do Ceará. Durante quatro dias, o London Journey proporcionou sessões acadêmicas conduzidas por especialistas renomados da Imperial College, abordando temas como governança digital, Indústria 5.0 e inovação sustentável, além de visitas técnicas a empresas de referência no ecossistema local.
O programa culminou com a cerimônia de entrega dos certificados aos 40 líderes cearenses participantes. A solenidade contou com a presença do diretor de Educação Executiva da Imperial College, David Brown, e do presidente Ricardo Cavalcante, marcando o encerramento de quatro dias intensos de aprendizado, networking e o início de uma parceria promissória. Essa colaboração promete gerar resultados positivos não apenas para o Ceará e o Brasil, mas também para o Reino Unido e o mundo.