DIAGNÓSTICO PREVENTIVO
CRIO e Rede Mama realizam edição da Caminhada Rosa na orla de Fortaleza
Por Marcelo - Em 21/10/2024 às 7:06 PM
O Aterro da Praia de Iracema em Fortaleza foi palco neste domingo (20), de mais uma edição da tradicional Caminhada Rosa em Fortaleza, organizada pelo Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) em parceria com a Rede Mama. A associação, que reúne diversas instituições em prol do combate ao câncer de mama no Ceará, promoveu o evento como parte das ações do Outubro Rosa. Com muita animação, o Baqueta Clube de Ritmistas acompanhou o trajeto no trio elétrico, desde o espigão da Avenida Rui Barbosa até a Praça dos Estressados, levando cor e energia para uma causa relevante.
A iniciativa busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a forma mais comum de câncer entre o público feminino em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença afeta mais de 70 mil mulheres por ano no Brasil, o que reforça a urgência de mobilizar a sociedade em torno dessa causa.
“A orientação adequada e a realização dos exames preventivos são essenciais no combate ao câncer de mama. Nosso objetivo com a Caminhada Rosa é não apenas mobilizar a comunidade, mas também compartilhar informações valiosas sobre a detecção de sinais suspeitos e oferecer apoio contínuo às pessoas que enfrentam a doença“, destaca Caroline Andrade, coordenadora do ambulatório de enfermagem do CRIO. A iniciativa reflete o compromisso de disseminar informações sobre saúde e promover o autocuidado, fatores decisivos na redução da mortalidade pela doença.
Chamado à ação
O evento vai além da conscientização. É um momento de reflexão sobre os desafios enfrentados por muitas mulheres no acesso ao diagnóstico e tratamento adequado. Para Daniele Castelo Branco, coordenadora da Rede Mama, a caminhada é uma forma de ecoar a importância do autocuidado e cobrar novos avanços no sistema público de saúde.
“Como gestora e mulher, entendo profundamente o valor do autocuidado. A Rede Mama está comprometida em capacitar todas as mulheres para que tomem decisões informadas sobre sua saúde. Este também é o momento de chamar a atenção das autoridades municipais e estaduais para as barreiras que ainda existem no acesso aos serviços de saúde, que são essenciais para a detecção precoce e o tratamento eficaz do câncer de mama”, afirma Daniele.
A Caminhada Rosa simboliza mais do que uma campanha anual, pois é uma expressão de solidariedade e um esforço coletivo para transformar a realidade do câncer de mama no Brasil. A prevenção e o diagnóstico precoce continuam a ser as melhores armas contra a doença, e iniciativas como essa reforçam a necessidade de uma abordagem ativa e constante em prol da saúde das mulheres.