MAIOR DO NORTE E NORDESTE

Marquise conquista prêmio Valor 1000 de segunda melhor construtora do Brasil

Por Marcelo - Em 22/10/2024 às 10:06 AM

O Grupo Marquise foi o grande destaque de duas premiações realizadas este ano, pela excelência das obras de infraestrutura que realiza em várias regiões do Brasil. Com isso, consolida sua liderança no setor de Construção e Engenharia como a segunda melhor do Brasil e a primeira do Norte e Nordeste ao ser reconhecida na 24ª Edição do Ranking Valor 1000 2024, do Jornal Valor Econômico, ocupando quatro importantes posições.

O conglomerado empresarial cearense ficou em primeiro lugar em Liquidez Corrente no setor de Construção e Engenharia. Já a Marquise Infraestrutura foi eleita, ainda, a segunda Melhor do Brasil, a maior do Norte e Nordeste e Maior e Melhor do Nordeste no mesmo setor. Os resultados destacados no Ranking Valor 1000 são fruto de uma série de projetos estratégicos conduzidos pelos negócios do grupo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Ferrovia Transnordestina tem três trechos em execução no interior do Ceará                    Foto: Divulgação

A Marquise Infraestrutura se destacou pelo início da construção do BRT de Brasília, obra relevante para a capital do País localizada na Estrada DF-011, também conhecida como Estrada Parque Indústrias Gráficas. Contempla a criação de uma faixa exclusiva para o transporte público ao longo de 5,9 quilômetros, além da construção de viadutos, passagens subterrâneas e uma nova faixa para ciclistas, além de rede de iluminação pública.

Outro projeto de grande relevância foi a conclusão das etapas 1, 2 e 3 da Ferrovia Transnordestina, com as etapas 4, 5 e 6 em execução no Ceará, passando pelas cidades de Missão Velha, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Acopiara, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Quixadá. A obra amplia a capacidade logística da região, impulsionando a competitividade do setor produtivo nordestino e fortalecendo o escoamento da produção industrial do Nordeste.

A Marquise Infraestrutura também entregou o viaduto de Ananindeua e a Avenida Ananin, em Belém. A obra, equipada com quatro alças de acesso, conecta a BR-316 com Cidade Nova, Marituba e a capital do Pará, melhorando o fluxo do tráfego e facilitando o deslocamento entre regiões-chave da cidade. Além disso, executa a obra do BRT Metropolitano, que liga Belém, Ananindeua e Marituba, uma das maiores obras de mobilidade em execução no País, gerando mais de mil empregos diretos.

Já a Marquise Ambiental, uma das maiores empresas do seu segmento no Brasil, além de seus serviços e soluções ambientais na coleta e destinação de resíduos em diversas cidades brasileiras, implantou, por exemplo, um moderno aterro sanitário, elevando a cidade de Manaus, à vanguarda no tratamento de resíduos sólidos no nacional. Essa solução, que futuramente prevê a produção de biometano, beneficia duplamente o planeta, gerando energia sustentável e evitando a poluição do ar.

O projeto no Amazonas segue o mesmo modelo já implementado com sucesso no Ceará pela Marquise Ambiental. A GNR Fortaleza, fruto da parceria com a MDC, produz atualmente 100 mil m³ por dia de biometano, que é injetado na rede da Cegás. Este volume representa até 20% do que é consumido atualmente no Estado – um dos maiores índices do mundo.

Outro prêmio

A Marquise Infraestrutura também foi reconhecida como a Maior Construtora do Norte e Nordeste, pelo ranking da revista O Empreiteiro. A premiação, além de levar em conta o valor do faturamento bruto anual, comprovado por balanço contábil, também destaca as soluções inovadoras implementadas em projetos de infraestrutura. A empresa do grupo cearense obteve destaque, entre outras realizações, pela Dessal – a maior planta de dessalinização de água do mar para consumo humano da América Latina.

Dessal do Ceará é uma obra em parceria com a Cagece, para garantir a segurança hídrica da RMF 

A Dessal, um empreendimento fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a SPE Águas de Fortaleza, liderada pela Marquise Infraestrutura, com a Cagece, será concluída no primeiro trimestre de 2027. A planta beneficiará aproximadamente 720 mil pessoas na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O projeto inclui a captação de água do mar, a construção de um emissário submarino, além de uma planta de dessalinização em terra, com adutoras para água tratada e para descarte de salmoura. A Dessal contará com as mais avançadas tecnologias de pré-tratamento, osmose e fluoração.

Agora, a Marquise Infraestrutura expande sua atuação para São Paulo, onde será responsável pela construção das barragens de Pedreira e Duas Pontes, no município de Amparo, importante obra que aumentará a segurança hídrica para mais de 5,5 milhões de pessoas em Campinas e outros 28 municípios. Essas obras garantirão o abastecimento de água na região pelos próximos 50 anos. Outro contrato relevante da empresa em São Paulo é o projeto de saneamento da Praia Grande, no litoral paulista, para a Sabesp.

A Marquise Incorporações continua expandindo suas operações em diferentes segmentos e regiões, incluindo o mercado do Sudeste, com projetos em São Paulo, e o sucesso do empreendimento Mandara By Yoo em Fortaleza, que vendeu 99,5% das unidades em menos de um ano após a realização e seu lançamento.

Com 50 anos de história a serem celebrados no próximo mês de novembro, o Grupo Marquise continua a mirar o futuro, buscando antecipar tendências e fortalecer seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. “O Grupo Marquise é uma empresa com pensamento jovem, sempre procurando soluções para entregar os melhores produtos e serviços para os nossos clientes e a sociedade“, afirma José Carlos Pontes, presidente do Grupo Marquise, que junto com seu sócio, Erivaldo Arraes, fundou o grupo empresarial há meio século.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business