DO FORTIM AO PREÁ
Sol Sertões Kitesurf 2024 traz técnica e aventura às principais praias do Ceará
Por Marcelo - Última Atualização 24 de outubro de 2024
O litoral cearense será o cenário de uma jornada emocionante a partir desta quarta-feira (23), com o início do Sol Sertões Kitesurf 2024, que promete encerrar no próximo sábado (26) em grande estilo, com uma celebração especial para os participantes. A largada que aconteceu em Fortim, no charmoso Jaguaribe Lodge, e os primeiros competidores estão previstos para chegar à Vila Kite, no Beach Park, a partir das 14 horas. Na quinta-feira, o percurso seguirá do Pecém até a Praia de Guajiru, em Trairi; na sexta, os atletas partem rumo à Ilha de Guajiru, em Itarema, culminando com a chegada na Praia do Preá no início da tarde de sábado.
O evento contará com a participação de Bruno Lobo, atleta olímpico e destaque nos Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou o sexto lugar na estreia do kitesurf na competição. Além dele, atletas renomados e convidados especiais estarão presentes. Mais do que uma competição, o Sol Sertões Kitesurf é uma verdadeira aventura, marcada por emoções intensas e realizada com os mais altos padrões de segurança e exigência técnica. Ao todo, 90 competidores de 11 estados do Brasil e mais cinco países – Argentina, Portugal, Reino Unido, Suíça e Turquia -, disputarão a prova, com uma participação expressiva de 20% de representantes do sexo feminino.
“Hoje entregamos os kits e realizamos o briefing com os atletas, abordando todos os aspectos da prova, que terá um percurso de até 400 quilômetros, passando por praias que vão de Fortim a Preá”, explica Leonora Guedes, CEO do Sol Sertões Kitesurf. Os participantes estão divididos nas categorias: Pro, Pro Business e Elite, que percorrerão 400 km; os competidores da Wing enfrentarão 300 km; e aqueles das categorias Adventure, Master, Gran Master e Pro Jr. terão um trajeto de 252 km.
Na sua quarta edição, o Sol Sertões Kitesurf se reinventa, oferecendo uma experiência inesquecível para atletas de todos os níveis, com iniciativas específicas especialmente para os competidores amadores, mas mantendo um padrão elevado de competição. O evento busca proporcionar aos participantes uma experiência na beleza do Ceará, que oferece condições ideais para o kitesurf, com ventos constantes, água quentes, hospitalidade e uma gastronomia rica.
A competição será realizada no formato de regata de longa distância, com características de um rali de endurance, em que os participantes deverão cumprir trajetórias predefinidas e passar por pontos de controle (waypoints) dentro dos horários programados. A organização mobilizou uma equipe de mais de 80 profissionais para garantir que cada detalhe seja cuidadosamente planejado, garantindo o sucesso do Sol Sertões Kitesurf 2024.
“A segurança é nossa prioridade. Contamos com oito jetmans ao longo do trajeto, além de velejadores resgatistas. Também teremos uma equipe terrestre robusta, incluindo suporte médico com duas ambulâncias UTI para qualquer eventualidade. A festa de encerramento e premiação será realizada na Casa Siará, situada na Praia do Preá, na tarde do próximo sábado”, finaliza Leonora Guedes.
O Sol Sertões Kitesurf 2024 reafirma o Ceará como um destino privilegiado para esportes aquáticos, combinando aventura, técnica e o cenário exuberante natural do extenso litoral cearense, em um evento que celebra o esporte e a cultura local. Contando com diversos parceiros relevantes, o projeto de conservação e educação ambiental patrocinado pela HStern e executado pela Kite for the Ocean (K4TO), tem a meta de retirar seis toneladas de lixo do litoral cearense, até 30 de junho de 2025.