OPERAÇÃO EM ALTO-MAR
Equipe do Salvamar Nordeste resgata tripulante que passou mal em um navio
Por Marcelo - Em 25/10/2024 às 4:11 PM
Uma emergência em saúde ocorrido a bordo de um cruzeiro nas águas territoriais da Região Nordeste teve um desfecho bem-sucedido em Fortaleza, graças à ação coordenada entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB). Conforme comunicado oficial da Marinha, na quinta-feira (24), o Salvamar Nordeste foi acionado para coordenar a operação de Evacuação Aeromédica (EVAM) do tripulante das Filipinas Marapau Rogelio Sumabong.
Ele estava trabalhando no cruzeiro Ocean Endeavour, de bandeira portuguesa, e vinha apresentando desde a manhã de quarta-feira, um quadro de intensas dores abdominais. O navio, que havia partido do Canadá com destino a Montevidéu, no Uruguai, e a equipe de premeiros-socorros prestou o atendimento médico inicial a bordo, mas sem as melhorias esperadas. Diante da gravidade do caso, o comandante do Ocean Endeavour solicitou auxílio médico especializado à Marinha do Brasil.
O Salvamar Nordeste, por meio de Telemedicina, suspeitou de um quadro de apendicite e recomendou que o cruzeiro seguisse rumo à capital cearense. A operação integrada envolveu o acionamento do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (1°/8° GAV) da FAB, que mobilizou a aeronave H-36 Caracal para realizar a evacuação do paciente.
No momento em que a equipe do Salvamar Nordeste foi acionada, o cruzeiro estava a aproximadamente 370 milhas náuticas (685 milhas) da costa de Fortaleza. Dadas as condições de resgate, a tripulação do H-36 Caracal precisou utilizar a técnica de maca em rappel, uma vez que o heliponto do navio não oferece espaço seguro para o pouso da aeronave de grande porte. Apesar dos desafios, a operação foi concluída com sucesso, demonstrando a eficácia do trabalho conjunto e a capacidade operacional da Marinha e da FAB na resposta rápida e integrada às situações emergenciais, como aconteceu no Ocean Endeavour.