CONSUMIDORES

Bancos realizarão mutirão nacional de negociação de dívidas em novembro

Por Redação - Em 28/10/2024 às 1:28 PM

Calculadora Taxa Juros Pixabay

Os consumidores poderão renegociar dívidas relacionadas a cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia FOTO: Pixabay

Os bancos brasileiros iniciarão um mutirão nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira a partir de 1º de novembro, conforme anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A iniciativa, que se estenderá até 30 de novembro, é promovida em colaboração com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o País.

Durante o mutirão, os consumidores poderão renegociar dívidas relacionadas a cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia. Os bancos participantes oferecerão opções de parcelamento e abatimentos nos valores das dívidas, embora a Febraban não tenha divulgado o montante que espera renegociar.

As renegociações poderão ser realizadas através dos canais dos bancos envolvidos ou pela plataforma Consumidor.gov.br, disponível para contas Prata ou Ouro. Para facilitar o processo, a Febraban recomenda que os clientes consultem suas dívidas por meio do Registrato, uma ferramenta do Banco Central que compila informações sobre relacionamentos bancários.

“Ao longo deste mutirão, os bancos estão empenhados em oferecer condições especiais para a negociação de dívidas em atraso, contribuindo assim para a recuperação financeira do consumidor”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban. Ele ressalta que a mobilização nacional permite que os consumidores planejem suas finanças, considerando o total de dívidas em atraso e o que podem oferecer na negociação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business