Após maltratar Leitão
CMFor recebe pedido de cassação de Inspetor Alberto por maus-tratos a animal
Por Redação IN Poder - Em 29/10/2024 às 6:19 PM
Vereadores, deputados estaduais e entidades da sociedade civil protocolaram, nesta terça-feira, 29, um pedido de cassação do mandato do vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), sob acusação de maus-tratos a um animal.
O parlamentar teria publicado um vídeo em que aparece puxando um porco pelas orelhas e afirmando que o animal “vai para a panela” em uma provocação política ao adversário Evandro Leitão (PT). Representações foram apresentadas por vereadores do PSOL e do PT, além de 42 entidades civis e deputados estaduais de várias legendas.
O deputado federal Célio Studart (PSD) também apresentou um pedido individual, argumentando que Alberto violou o decoro parlamentar e as leis de proteção animal. Segundo o documento, a atitude do vereador pode ser classificada como maus-tratos sob o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, além de ferir normas da Política Estadual de Proteção Animal do Ceará. A representação ressalta que, se comprovada a prática, o parlamentar poderá se tornar inelegível.
Após a repercussão do caso, a Polícia Civil do Ceará instaurou um inquérito pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para investigar a denúncia de maus-tratos. Este é o segundo procedimento policial contra Inspetor Alberto em uma semana, após a divulgação de outro vídeo em que ele aparece ameaçando diretamente Evandro Leitão.
A Câmara Municipal de Fortaleza confirmou que o assunto será tratado pela Mesa Diretora e pelo Colégio de Líderes nos próximos dias, no contexto das condutas observadas durante a campanha eleitoral.