EM TODOS OS SETORES

Festas de fim de ano devem criar 450 mil vagas de empregos temporários no Brasil

Por Redação - Em 29/10/2024 às 5:39 PM

Produção Industrial, Indústria, Trabalhadoras, Mulheres, Fábrica De Calçados Foto Cni

Entre os setores que mais contratarão, a indústria lidera com 45% das oportunidades FOTO: CNI

Os meses que antecedem as festas de fim de ano são propícios para aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho temporário. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que cerca de 450 mil vagas sejam criadas no último trimestre de 2024 no Brasil.

“Estamos prevendo uma situação de estabilidade ou, até mesmo, uma pequena retração em relação ao mesmo período do ano anterior, quando tivemos aproximadamente 452 mil contratos de trabalho temporário”, afirma Alexandre Leite Lopes, presidente da Asserttem.

Entre os setores que mais contratarão, a indústria lidera com 45% das oportunidades. Em seguida, estão os setores de serviços, com 35%, e o comércio, que representa 15% das contratações.

A área de logística deve ganhar destaque, especialmente em virtude das promoções em datas especiais, como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal, com um foco particular no comércio eletrônico. “A conveniência e a praticidade do comércio eletrônico fazem com que os consumidores recorram a ele para suas necessidades de compras, o que, em tempos de promoções e datas sazonais, impulsiona o consumo e a geração de vagas temporárias”, explica Lopes.

O levantamento da Asserttem também aponta para as chances de efetivação das contratações temporárias. A previsão é que 90 mil dessas oportunidades, ou seja, 20% do total, se tornem postos fixos.

No terceiro trimestre de 2024, mais de 610 mil contratos de trabalho temporário foram assinados no Brasil, representando um aumento de 0,5% em relação ao mesmo período de 2023, quando aproximadamente 608 mil vagas provisórias foram criadas.

Com a aproximação das festividades e o aumento no fluxo de consumidores, as vagas temporárias podem ser uma excelente oportunidade tanto para quem busca o primeiro emprego quanto para aqueles que desejam uma renda extra nas festas de fim de ano. A expectativa é que o mercado continue aquecido, refletindo um otimismo moderado em relação à economia nacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business