Legado Musical

Arthur Moreira Lima, mestre do piano brasileiro, morre aos 84 Anos

Por Paulla Pinheiro - Em 31/10/2024 às 9:16 AM

Arthur Moreira Lima

Arthur Moreira Lima

O mundo da música despede-se de Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas do Brasil, que faleceu na última quarta-feira (30), aos 84 anos, em Florianópolis, onde estava junto à família. Desde o ano passado, o músico enfrentava um câncer no intestino.

Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima iniciou sua trajetória musical sob a tutela da renomada professora Lúcia Branco, que também ensinou ícones como Nelson Freire e Tom Jobim. Sua formação foi enriquecida na Europa com os prestigiados mestres Marguerite Long e Rudolf Kehrer. Com uma carreira marcada por prêmios internacionais, incluindo o segundo lugar no Concurso Chopin (1965) e o terceiro no Concurso Tchaikovsky (1970), Moreira Lima optou por levar sua arte além dos salões tradicionais: lançou o projeto “Piano pela Estrada”, tocando em cidades pelo Brasil em um piano transportado sobre um caminhão, democratizando a música clássica e levando-a a plateias diversas.

Intérprete apaixonado de Chopin, Liszt, Prokofiev e Villa-Lobos, Moreira Lima também brilhou como apresentador na extinta TV Manchete e colaborou com artistas de renome, como Ney Matogrosso. Seu legado ressoa nas notas que encantaram gerações e no exemplo de dedicação à difusão cultural.

Mais notícias

Ver tudo de Notas