OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Comitiva de Singapura busca na FIEC novas parcerias com indústrias cearenses

Por Marcelo - Em 01/11/2024 às 7:06 PM

Uma comitiva da Embaixada de Singapura em Brasília esteve na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) nesta sexta-feira (1º), em uma missão estratégica para fortalecer as relações entre a indústria cearense e Singapura, explorando oportunidades de parceria nos setores de energias renováveis ​​e desenvolvimento sustentável. Recebida com cordialidade pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, a delegação foi liderada por Mohamed Maliki Osman, Ministro do Gabinete do Primeiro-Ministro e Segundo Ministro das Relações Exteriores e da Educação de Singapura, destacando o peso diplomático e a relevância do encontro para a expansão das relações internacionais do Ceará.

Mohamed Osman, Ricardo Cavalcante e André Montenegro, à esquerda, conversaram sobre temas variados                                     Foto: Gecom/FIEC

“É uma honra receber a delegação de Singapura, especialmente num momento em que o G20 debate educação, um tema no qual também estamos fortemente comprometidos. Para nós, este encontro é estratégico, pois a transformação digital energética oferece grandes oportunidades para o Ceará, que possui ventos e sol em abundância. A demanda global por energia limpa é enorme, e nossa região pode não apenas abastecer o Brasil, mas também exportar essa riqueza sustentável”, afirma Ricardo Cavalcante.

O encontro contou com a presença de destaque como Desmond Ng Wee Kwang, chefe da Missão da Embaixada de Singapura em Brasília; André Montenegro, vice-presidente da FIEC; Constantino Frate, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC; os consultores de Energia Jurandir Picanço e Joaquim Rolim; Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN); Renato Felipe, vice-presidente do Sindienergia-CE; e Ludmilla Campos, secretária Executiva de Atração de Investimentos da Secretaria das Relações Internacionais.

Potencialidades

Durante a reunião, o presidente Ricardo Cavalcante apresentou aos representantes da comitiva singapurense o vasto potencial do Ceará na produção de energia limpa, com destaque para a produção de Hidrogênio Verde (H²V) no Hub em implantação na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Além da conectividade avançada de Fortaleza, cidade que abriga uma das maiores redes de cabos de fibra óptica e data centers interligados globalmente.

Oportunidades de investimento apresentadas à comitiva de Singapura

Em sua primeira visita ao Ceará, Mohamed Maliki Osman expressou o interesse de Singapura em fortalecer laços com o Brasil, em especial nas energias renováveis. “O Brasil é um parceiro de grande importância na América Latina. Desde 2016, nosso comércio foi triplicado, e hoje temos investimentos expressivos de empresas singapurenses nos setores de agronegócio, portos e aeroportos. Estamos aqui porque desejamos expandir também para a área de energia. Fico muito feliz e honrado com a disposição do Ceará em nos apresentar as oportunidades da região”, ressaltou.

Este encontro não apenas reforça o papel do Ceará como um Hub estratégico para investimentos sustentáveis ​​e inovação no Brasil, mas também posiciona o Estado como uma promessa nas relações exteriores, ampliando sua inserção no mercado global por meio de parcerias que valorizam a sustentabilidade e a conectividade.

ApexBrasil

Floriano Pesaro e Ricardo Cavalcante durante encontro na FIEC

Ainda nesta sexta-feira, o presidente Ricardo Cavalcante, recebeu o diretor de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Floriano Pesaro, e o gerente de Transformação Digital, Daniel Parente. A visita teve como objetivo principal explorar oportunidades de cooperação estratégica e ampliar as iniciativas de promoção de exportações e inovação para o setor industrial.

Durante o encontro, Ricardo Cavalcante destacou o enorme potencial do Ceará no setor de energias renováveis, apresentando as vantagens competitivas do Estado para atrair investimentos, incluindo o desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde. Este projeto coloca o Ceará como um dos principais líderes na transição energética, com impacto positivo tanto na economia regional quanto nas iniciativas sustentáveis em nível nacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business