COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO

Rami Goldratt destaca gestão empresarial para gerar desenvolvimento de empresas

Por Marcelo - Em 05/11/2024 às 12:48 PM

A passagem de Rami Goldratt, CEO da Goldratt Consulting, uma das maiores autoridades globais da Teoria das Restrições (TOC), por Fortaleza, contou com visitas a universidades, reuniões com presidentes de empresas sediadas no Ceará e, também, sua participação no workshop ‘Foco na gestão – Desbloqueando o potencial da sua empresa com um TOC’, no qual realizou uma apresentação aplaudida por mais de 40 lideranças empresariais.

Rami Goldratt ressaltou a relevância dos desafios da gestão empresarial

De acordo com Carlos Matos, CEO da Sallto Empresarial e organizador do encontro, o workshop teve como um de seus pontos principais, o desafio da gestão empresarial de equilibrar a expansão dos negócios e a sustentabilidade, gerando uma harmonia entre os dois pontos. Foi um marco, pois Rami Goldratt apresentou alguns  casos reais e abordou temas cruciais como inovação, liderança e competitividade. A Teoria das Restrições é uma filosofia empresarial que trabalha nas restrições para este crescimento”, afirma.

Rami Goldratt apresentou uma série de casos reais de empresas japonesas, americanas, que revelaram os dois temas principais que foram tratados: vantagem competitiva duradoura e o foco empresarial como estratégia. Falou sobre as principais ferramentas que permitem que isso seja feito, com uma contabilidade de custos diferenciada. “Tivemos a presença de representantes de diferentes grupos empresariais no evento, como Normatel, Teles, Pole Alimentos, empresas do varejo, observando que a Teoria das Restrições pode ser aplicada em qualquer segmento ou atividade econômica, dando uma lucratividade maior para as empresas”, explica Matos.

Carlos Matos avaliou como positiva a vinda de Rami Goldratt ao Ceará

O palestrante falou, ainda, sobre a aplicação da Teoria das Restrições na inovação, pois quando ela agrega valor, gerou uma resposta melhor para os clientes, fugindo daquele oceano vermelho, de baixa rentabilidade. “Citou, inclusive, um caso da própria Apple, revelando que às vezes o foco não é dizer sim para algumas situações, mas dizer não para muitas delas. “É preciso um conjunto de critérios para poder priorizar os negócios e como dizer não para as atividades que uma determinada empresa não deveria atuar“, completa Carlos Matos.

O workshop capacitou empresários e gestores, buscando aprofundar a compreensão dos fatores que limitam o desempenho organizacional, oferecendo métodos para transferência de produtividade. A Teoria das Restrições destaca-se como uma metodologia poderosa, focada em identificar e remover as limitações que afetam o potencial de crescimento das empresas, proporcionando um caminho claro para resultados otimizados. O evento, que ocorreu no BS Tower, contou também com a participação de Aureo Villagra, Global Partner da Goldratt Consulting.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business