Em discurso na Alece,
De Assis Diniz ressalta a realização da EXPOECE 2024, com pegada socioambiental e espaço para pets
Por Redação IN Poder - Em 05/11/2024 às 4:27 PM
O deputado estadual De Assis Diniz (PT) destacou, nesta terça-feira, 5, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, a 68ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (EXPOECE), que ocorrerá de 10 a 17 de novembro no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.
Segundo Diniz, além de ser uma vitrine para a agropecuária local, a feira assume um caráter cultural e turístico, promovendo o Ceará em âmbito nacional. “A EXPOECE é uma oportunidade única para troca de experiências e negócios, com um foco marcante este ano no desenvolvimento ambientalmente sustentável”, enfatizou.
Entre as novidades da EXPOECE 2024 está uma área de 600 m² destinada a pets, com exposições de cães e gatos, competições de raças com jurados nacionais e estrangeiros, e um setor comercial para o mercado pet. A Associação dos Criadores do Ceará (ACC) projeta um volume de negócios superior a R$ 12 milhões, envolvendo mais de 5 mil animais.
Pela primeira vez, o evento contará com a parceria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e com uma ação de coleta seletiva solidária, em colaboração com a Sema, a ACC e a Rede de Catadores.
A programação da EXPOECE inclui ainda o Museu dos Répteis, que valoriza a fauna local, e o Campeonato de Queijos, evidenciando o crescimento da produção leiteira cearense. Outra inovação é a Tenda Sustentável Eugênio Peixoto, criada pelo Projeto Rotas Turísticas do Ceará, que integrará ações de Agricultura Familiar, Turismo e Meio Ambiente, com distribuição de mudas, palestras e rodas de conversa voltadas à sustentabilidade.
“A Tenda representa um espaço de diálogo socioambiental e incentivo à sustentabilidade”, concluiu Diniz.