EGRESSO DA UNIFOR
Delegado da PF brasileira será o primeiro a comandar as ações globais da Interpol
Por Marcelo - Em 05/11/2024 às 9:33 PM
O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, que concluiu o curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, foi oficialmente nomeado secretário-geral da Interpol durante a Assembleia Geral da organização, realizada na manhã desta terça-feira (5), em Glasgow. Com essa decisão histórica, Urquiza, natural do Maranhão, torna-se o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento a ocupar o mais alto cargo da Interpol – a maior e mais influente instituição mundial dedicada ao combate ao crime em escala global.
Ao longo de sua trajetória centenária de 101 anos, a Interpol teve apenas oito secretários-gerais, representando, até então, exclusivamente países desenvolvidos: um austríaco, quatro franceses, um britânico, um alemão e um norte-americano. A eleição de Urquiza, endossada por 145 países-membros hoje, na Escócia, reflete uma confiança global em seu compromisso e em sua vasta experiência no enfrentamento de crimes transnacionais. Com início das atividades marcadas para a próxima semana, ao término da Assembleia Geral, Urquiza e sua família se estabelecerão na cidade francesa de Lyon, onde fica a sede da organização. Seu mandato, de cinco anos, é renovável por igual período.
Urquiza, que até recentemente ocupou o cargo de diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol, destacou em discurso as principais diretrizes para seu mandato, com um foco especial na inovação e na colaboração internacional para enfrentar as crescentes ameaças transnacionais. Em agosto deste ano, ele já compartilhou algumas dessas metas e refletiu sobre os desafios globais da Interpol. Na ocasião, Urquiza também fez um agradecimento à Unifor, destacando o papel essencial que sua formação acadêmica teve na construção de sua destacada carreira.
A eleição de Valdecy Urquiza marca uma nova era para a Interpol, pois simboliza o avanço da representatividade global e do fortalecimento do combate aos crimes transnacionais. A Interpol desempenha um papel fundamental na cooperação internacional, promovendo ações integradas que transcendem fronteiras e garantem a segurança em escala mundial. Sob a liderança de Urquiza, a organização reitera seu compromisso de combater as ameaças à segurança nos cinco continentes e reforça a importância de uma atuação unificada frente aos desafios globais.