CONSUMIDOR

BNDES lidera ranking de responsabilidade social e ambiental no setor bancário

Por Redação - Em 08/11/2024 às 12:01 AM

Bndes

O relatório destacou a a adoção de listas de exclusão de atividades econômicas consideradas prejudiciais e a aplicação de questionários socioambientais para empresas que recebem apoio financeiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) alcançou o primeiro lugar no ranking de responsabilidade social e ambiental divulgado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). A avaliação incluiu as oito maiores instituições financeiras do Brasil, que juntas representam 71,7% dos ativos do sistema bancário nacional.

A pesquisa, realizada em parceria com outras organizações como Conectas Direitos Humanos, Instituto Sou da Paz, Oxfam Brasil e Proteção Animal Mundial, integra o 10º Guia dos Bancos Responsáveis. O estudo atribuiu ao BNDES a maior pontuação entre as instituições analisadas, com uma nota de 5,1 em uma escala de 0 a 10. A média geral do setor bancário neste ano foi de 3,3 pontos.

O relatório destacou várias práticas do BNDES que contribuíram para a sua liderança no ranking, como a adoção de listas de exclusão de atividades econômicas consideradas prejudiciais e a aplicação de questionários socioambientais para empresas que recebem apoio financeiro. Além disso, o banco se destacou pela transparência em suas operações, incluindo a divulgação de um inventário de emissões de gases do efeito estufa em sua carteira de crédito, uma prática rara entre os bancos brasileiros.

O estudo do Idec avalia o desempenho das instituições em relação a 18 temas, abrangendo áreas como direitos humanos, mudanças climáticas, biodiversidade, igualdade de gênero, mineração, e geração de energia, entre outros. O BNDES foi reconhecido por seu compromisso com a preservação ambiental e o respeito aos direitos sociais e humanos, aspectos essenciais do relatório.

O ranking tem o objetivo de promover a transparência e a responsabilidade social e ambiental no setor bancário, incentivando as instituições a adotarem práticas mais sustentáveis e a prestarem contas de suas operações.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business