Eleições 2024

Capitão Wagner critica conduta de Inspetor Alberto e aponta impacto na derrota de André Fernandes em Fortaleza

Por Redação IN Poder - Em 07/11/2024 às 10:53 PM

Page 5.jpg

Foto: Reprodução

O presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner, afirmou que a derrota de André Fernandes (PL) no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza teve como um dos fatores a atuação do vereador reeleito Inspetor Alberto (PL). Em uma análise feita durante entrevista ao jornal Diário do Nordeste, nesta quinta-feira, Wagner destacou que os vídeos divulgados por Alberto na reta final da campanha, que incluíam supostas “ameaças de morte” e maus-tratos a animais, foram prejudiciais ao desempenho do candidato do PL, que perdeu a eleição por 10.838 votos para o petista Evandro Leitão.

Wagner considerou a atitude do vereador como “criminoso e desnecessário”, ressaltando que Alberto já tinha garantido sua reeleição e que os ataques “não agregaram em nada” à campanha. Ele apontou que o objetivo do vereador pareceu ser “receber palminhas nas redes sociais”, colocando em questão os motivos que teriam levado o vereador a gravar conteúdos que, segundo ele, afastaram eleitores indecisos. Capitão Wagner havia apoiado André Fernandes no segundo turno, após ser eliminado na primeira fase da disputa.

Os vídeos em questão exibem Inspetor Alberto em duas situações polêmicas: uma delas mostra o vereador puxando um porco pelas orelhas e dizendo que o animal iria “para a churrasqueira”, enquanto o outro vídeo exibe Alberto encomendando um caixão para o adversário, Evandro Leitão. A repercussão negativa dos vídeos resultou em consequências para o vereador, que agora enfrenta um inquérito policial e pedidos de cassação na Câmara Municipal de Fortaleza.

Wagner ressaltou que o episódio envolvendo Inspetor Alberto não apenas refletiu mal para Fernandes, mas também expôs o que ele descreveu como um ambiente “tóxico” ao redor do candidato do PL. Segundo o líder do União Brasil, Fernandes demonstrou um amadurecimento durante a campanha, com uma abordagem mais moderada, e se destacou por evitar associar sua imagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Contudo, Wagner avalia que a influência de figuras como Inspetor Alberto foi um elemento que dificultou a conquista do eleitorado majoritário em Fortaleza.

“Algumas pessoas ao redor do André são extremamente tóxicas, como, por exemplo, Inspetor Alberto”, criticou Wagner, acrescentando que espera que o posicionamento ponderado de Fernandes durante a campanha prevaleça na atuação do político nos próximos anos.

Apesar das críticas, Capitão Wagner sinalizou sua intenção de manter diálogo com André Fernandes e o PL em Fortaleza, com vistas a um alinhamento político para futuras eleições. O ex-deputado frisou que as divergências no primeiro turno ficaram para trás e que o foco agora é construir uma base política sólida, livre de condutas prejudiciais como as de Inspetor Alberto, que, segundo ele, contribuíram para a derrota no segundo turno.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder