FEBRABAN
Agências não terão expediente bancário nos feriados da Proclamação da República e Consciência Negra
Por Redação - Em 13/11/2024 às 1:09 AM
Nos dias 15 e 20 de novembro, feriados nacionais, as agências bancárias não prestarão atendimento presencial ao público. O primeiro feriado corresponde ao Dia da Proclamação da República, e o segundo ao Dia da Consciência Negra. No entanto, os clientes podem realizar transações financeiras por meio dos canais digitais e áreas de autoatendimento nas agências.
Nos dias 18 e 19 de novembro, segunda e terça-feira, respectivamente, os bancos funcionam normalmente, exceto nas cidades onde há feriado municipal. Em locais como o Rio de Janeiro, onde foi decretado feriado em função da 19ª reunião do G20, as agências estarão fechadas.
As transações via PIX ocorrerão normalmente durante os feriados. Já as compensações bancárias, como TED, serão realizadas no primeiro dia útil após o feriado.
O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, destaca que os meios eletrônicos, como internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos, são alternativas seguras e eficientes para a realização de pagamentos, consultas de saldo e extrato, e transferências. Ele também aponta que os clientes podem usar o atendimento telefônico e os correspondentes bancários como formas adicionais de acessar os serviços bancários.
No caso de contas de consumo, como água, energia elétrica e telefone, e carnês com vencimento nos feriados, o pagamento pode ser feito no dia útil seguinte sem acréscimos. O mesmo vale para tributos, que geralmente já têm seus vencimentos ajustados ao calendário de feriados. Para evitar atrasos, Faria recomenda que os clientes antecipem o pagamento ou, caso tenham boletos com código de barras, agendem o pagamento via canais eletrônicos.
Além disso, boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser quitados por meio do sistema DDA (Débito Direto Autorizado).