MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Ceará sediará a Cúpula Mundial sobre Transição Energética nos dias 28 e 29
Por Marcelo - Em 12/11/2024 às 5:15 PM
O Centro de Eventos do Ceará (CEC) sediará no dias 28 e 29 deste mês, em Fortaleza, World Summit of Energy Transition (WSoET), uma iniciativa do Instituto Winds for Future (W4F) em associação com o Governo do Estado do Ceará e o Global Institute for the Future of Tourism. Um dos principais objetivos da Cúpula Mundial sobre Transição Energética é debater a transição energética no contexto das mudanças climáticas, reunindo grandes especialistas de renome internacional de forma híbrida.
Outros pontos relevantes a serem discutidos referem-se aos marcos regulatórios que promovam o processo de mudança; apresentar casos de sucesso e compartilhar melhores práticas; destacar um roteiro que contribua para alcançar as metas às quais o Brasil se comprometeu, tendo o Ceará como um importante protagonista em vários projetos de energias renováveis.
Expectativa elevada
De acordo com o advogado Rômulo Alexandre, diretor do W4F, a expectativa com o evento é muito grande, pois tem relevância internacional e foi organizado em parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) e o Governo do Estado, junto com o Winds for Future e o Global Institute, que tem ampla expertise na organização de cúpulas internacionais, inclusive no âmbito das Nações Unidas.
“Estamos trazendo uma densa participação estrangeira para o evento. Temos também uma grande expectativa no contexto da COP 29 e da COP 30, que acontecerá no ano que vem, discutindo temas que estão no radar como transição energética, mercado de carbono. E como o Ceará é um estado com forte trajetória ligada às energias renováveis e neste momento com o Hidrogênio Verde, possa ter suas potencialidades apresentadas para o mundo inteiro“, afirma Rômulo Alexandre.
Dentre os palestrantes já confirmados no evento, nomes de peso como Ángel Gurría, secretário geral da OCDE; Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste; Mehdi Jimaa, ex-primeiro-ministro da Tunísia e membro do Clube de Madri; Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador; Sunita Satyapal, diretora do Departamento de Energia dos Estados Unidos; Linda Sánchez, congressista norte-americana pelo estado da Califórnia; Elmano de Freitas, governador do Ceará; Carlos Echevarria, especialista em energia do BID, dentre outras autoridades.
Durante os dois dias, o evento pretende realizar 15 cúpulas internacionais, com ministros de dez países; reunir 21.000 pessoas; 680 especialistas e palestrantes de modo presencial e online, para discutir um modelo de transição energética baseado no Hidrogênio e no aproveitamento das energias oceânicas. Além de tornar visíveis as oportunidades de investimento no Ceará, que contribuem para acelerar esse processo de transição que não tem mais volta.