MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Ceará sediará a Cúpula Mundial sobre Transição Energética nos dias 28 e 29

Por Marcelo - Em 12/11/2024 às 5:15 PM

O Centro de Eventos do Ceará (CEC) sediará no dias 28 e 29 deste mês, em Fortaleza, World Summit of Energy Transition (WSoET), uma iniciativa do Instituto Winds for Future (W4F) em associação com o Governo do Estado do Ceará e o Global Institute for the Future of Tourism. Um dos principais objetivos da Cúpula Mundial sobre Transição Energética é debater a transição energética no contexto das mudanças climáticas, reunindo grandes especialistas de renome internacional de forma híbrida.

Outros pontos relevantes a serem discutidos referem-se aos marcos regulatórios que promovam o processo de mudança; apresentar casos de sucesso e compartilhar melhores práticas; destacar um roteiro que contribua para alcançar as metas às quais o Brasil se comprometeu, tendo o Ceará como um importante protagonista em vários projetos de energias renováveis.

Palestrantes e especialistas de vários países participarão de forma presencial e virtual do evento no CEC

 

 

 

Expectativa elevada

De acordo com o advogado Rômulo Alexandre, diretor do W4F, a expectativa com o evento é muito grande, pois tem relevância internacional e foi organizado em parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) e o Governo do Estado, junto com o Winds for Future e o Global Institute, que tem ampla expertise na organização de cúpulas internacionais, inclusive no âmbito das Nações Unidas.

“Estamos trazendo uma densa participação estrangeira para o evento. Temos também uma grande expectativa no contexto da COP 29 e da COP 30, que acontecerá no ano que vem, discutindo temas que estão no radar como transição energética, mercado de carbono. E como o Ceará é um estado com forte trajetória ligada às energias renováveis e neste momento com o Hidrogênio Verde, possa ter suas potencialidades apresentadas para o mundo inteiro“, afirma Rômulo Alexandre.

Dentre os palestrantes já confirmados no evento, nomes de peso como Ángel Gurría, secretário geral da OCDE; Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste; Mehdi Jimaa, ex-primeiro-ministro da Tunísia e membro do Clube de Madri; Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador; Sunita Satyapal, diretora do Departamento de Energia dos Estados Unidos; Linda Sánchez, congressista norte-americana pelo estado da Califórnia; Elmano de Freitas, governador do Ceará; Carlos Echevarria, especialista em energia do BID, dentre outras autoridades.

Durante os dois dias, o evento pretende realizar 15 cúpulas internacionais, com ministros de dez países; reunir 21.000 pessoas; 680 especialistas e palestrantes de modo presencial e online, para discutir um modelo de transição energética baseado no Hidrogênio e no aproveitamento das energias oceânicas. Além de tornar visíveis as oportunidades de investimento no Ceará, que contribuem para acelerar esse processo de transição que não tem mais volta.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business