vice-presidente
Geraldo Alckmin apoia discussão sobre redução da jornada 6×1 no Brasil
Por Redação IN Poder - Em 12/11/2024 às 6:19 PM
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que a redução da jornada de trabalho na escala “6×1” – com seis dias de trabalho para um de descanso – é uma “tendência no mundo inteiro”.
Segundo Alckmin, o avanço tecnológico permite mais produtividade com menos tempo de trabalho, o que abre espaço para o debate de uma jornada menor. Ele deu essa declaração durante sua participação na COP 29, conferência da ONU sobre o clima realizada no Azerbaijão.
A proposta de revisão da escala 6×1 vem sendo defendida pela deputada Érika Hilton (Psol-SP), que busca apoio para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduziria a carga semanal de 44 para 36 horas, com até três dias de descanso. Embora a iniciativa ainda não tenha começado a tramitar na Câmara, o assunto tem gerado intensa repercussão pública.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, também comentou o tema, indicando que questões sobre jornadas de trabalho devem ser abordadas por meio de convenções e acordos coletivos. Ele acredita, no entanto, que uma jornada de 40 horas semanais é viável se decidida coletivamente. O Governo Federal, até o momento, não possui uma posição consensual sobre a pauta.