TEMA É A CEARENSIDADE
Ceará Natal de Luz trará o Papai Noel em uma jangada para a Praça do Ferreira
Por Marcelo - Em 13/11/2024 às 12:30 PM
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, anunciou os detalhes da edição deste ano do Ceará Natal de Luz, evento já consolidado no calendário natalino da capital cearense e o maior entre as capitais do Brasil, que atrai milhares de pessoas para os seus pontos de concentração. Sua 28ª edição terá início no próximo dia 22, a partir das 17 horas, na Praça do Ferreira, com diversas atrações que prometem encantar crianças e adultos. Este ano, o evento celebra o ‘Natal da Cearensidade’, salientando a originalidade e a criatividade do nosso povo.
Nesta edição, os signos visuais da tradição natalina estarão em harmonia com referências típicas do Estado, como artesanato, xilogravura e cordel. “Vai ser um verdadeiro Natal para chamar de nosso, pois vamos celebrar esse momento tão especial com o que temos de melhor: o jeito cearense de ser. Temos uma avaliação muito positiva do evento, que completa 28 anos, é muito procurado pelas pessoas e, além do calendário cultural, também está inserido no calendário turístico de Fortaleza, Conseguimos empregar e dar renda a 1.110 pessoas que trabalham no projeto e o varejo que está no entorno é beneficiado com o aumento das vendas, que este ano deve ficar entre 4% e 6%”, explica o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, que comandará o Ceará Natal de Luz pela última vez este ano.
Quem realizará a coordenação do evento em 2025 será o empresário Valdemir Rolim, que este ano participou em conjunto da organização, com Assis Cavalcante. “O Ceará Natal de Luz tem uma grande complexidade, tanto que começamos a trabalhar em janeiro, envolvendo 1.100 pessoas. A partir de 2025, com a experiência adquirida junto com o presidente Assis Cavalcante, estaremos à frente do evento, junto com a equipe do Instituto CDL e da CDL de Fortaleza. Fazemos este evento com muita alegria e satisfação, porque o Natal é uma data que toca todos nós. E além disso movimenta a economia da nossa capital, pois é uma data muito esperada pelo comércio”, explica.
Programação
A Banda do Corpo de Bombeiros vai circular na Praça do Ferreira juntamente com personagens da encenação teatral, que, mais uma vez, é assinada pelo grupo Blitz. O evento terá apresentações da Camerata Villa Lobos, acompanhada de três tenores, Chambinho do Acordeon e Coral da Luz, que se apresentará nas sacadas do Hotel Excelsior. A abertura também contará com um show para lá de especial com o padre Fábio de Melo. A tão aguardada chegada do Papai Noel virá com efeitos especiais para encantar o público, e para garantir a tradição cearense, ele chegará de jangada. Crianças e adultos poderão visitar a Casa do Papai Noel na Praça do Ferreira, que funcionará diariamente das 9 às 21 horas, de 27 de novembro a 23 de dezembro.
O Coral da Luz se apresentará diariamente, às 18 horas, entre os dias 22 de novembro e 23 de dezembro, nas sacadas do Hotel Excelsior. São aproximadamente 150 crianças e adolescentes, que se revezam ao longo de todo o evento. Já o Caminhão da Luz, criado em 2020, e que vem conquistando o público ao longo das últimas edições, também estará na programação. Todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, o veículo fará 21 rotas, passando por diversos pontos da cidade de 24 de novembro a 23 de dezembro. As rotas serão divulgadas previamente no site do evento e no Instagram @cearanataldeluzoficial.
O Ceará Natal de Luz levará uma programação especial para a Praça Portugal entre os dias 14 e 22 de dezembro, com apresentações de grupos de coral e música instrumental, espetáculos teatrais, shows de artistas e grupos dos mais variados gêneros no espaço situado no coração da Aldeota. Artistas como Felipe Adjafre, Kátia Cilene, Fábio Carneirinho, Bete Nascimento e Christmas Jazz Band são algumas das atrações confirmadas. Além disso, a programação se estenderá para outros espaços, como o Anfiteatro da Avenida Beira-Mar e o Fortaleza Airport, tendo equipes da AMC, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros reforçando a segurança.
Homenagem e ecologia
A 28ª edição do Ceará Natal de Luz homenageia o cartunista cearense Mino Castelo Branco. De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, a escolha se deve em razão do seu legado para a cultura cearense, bem como a sua relação com o evento. “O Minoel, o Papai Noel do Ceará Natal de Luz, é apenas uma de suas icônicas criações”, destaca. Além disso, a homenagem vai ao encontro do tema deste ano, que será o ‘Natal da Cearensidade’. Temos de levar a palavra de Deus neste momento, o nascimento de Jesus, que é o grande aniversariante. Temos decorações, as árvores natalinas de redes da Praça Portugal (36 metros) e na Praça do Ferreira (25 metros), são figuras de porte e ainda teremos a Beira-Mar toda decorada. Sou muito feliz e realizado por ter passado esses 11 anos coordenando o Ceará Natal de Luz”, completa Assis Cavalcante. O evento terá oito painéis gigantes, com figuras, personagens, cenários e objetos inspirados na cultura e identidade cearenses, descrevendo a celebração do nascimento de Jesus, tendo o Ceará como sua terra natal e a rede de dormir como sua acolhedora manjedoura.
O evento segue com o compromisso de atuar para a preservação do meio ambiente, com a campanha pelo verde, que troca garrafas plásticas (Pets) por mudas de plantas, que em 2022 atingiu a meta de 2 milhões de mudas frutíferas, ornamentais ou medicinais desde a instituição do projeto. Nesta edição, serão distribuídas 140 mil mudas de espécies como caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê, que ajudam a trazer vida, beleza, frutos, amor e esperança. Vai ter um posto de troca na Praça do Ferreira, de 25 de novembro a 23 de dezembro, funcionando das 9 às 20 horas, sendo que uma garrafa Pet de dois litros, duas de um litro ou quatro de 500 ml podem ser trocadas por uma muda de planta.
Combate à fome
O Ceará Natal de Luz mais uma vez abraça a campanha Ceará Sem Fome, programa do Governo do Estado que tem forte ação social. Ao doar um quilo de feijão, arroz, leite em pó, entre outros itens, a pessoa pode levar para casa uma muda, além de também fazer parte desta grande corrente de solidariedade. Para isso, basta levar os alimentos para os Postos de Troca na Praça do Ferreira.