RELAÇÕES COMERCIAIS

Haddad afirma que França impede assinatura de acordo entre União Europeia e Mercosul

Por Redação - Em 18/11/2024 às 8:42 AM

Fernando Haddad Foto Ministério Da Fazenda

Haddad destacou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aproximar o Brasil da União Europeia FOTO: Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul ainda não foi assinado devido à posição da França. A declaração foi feita em entrevista à emissora CNBC, gravada na sexta-feira (15) e exibida no domingo (17).

Durante a entrevista, Haddad destacou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aproximar o Brasil da União Europeia, especialmente no que diz respeito à conclusão do acordo comercial entre o bloco europeu e os países do Mercosul. “O presidente Lula está buscando aproximação com a União Europeia, em torno do acordo da União Europeia e Mercosul. Se não fosse pela França, talvez esse acordo já estivesse assinado”, afirmou o ministro.

A França tem sido um dos principais obstáculos à assinatura do acordo, especialmente devido a preocupações ambientais e com o impacto do pacto sobre o setor agrícola francês. O impasse sobre o tema tem sido um ponto de tensão nas relações comerciais entre a União Europeia e o Mercosul, com a negociação se arrastando por anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business