IMPULSIONADA PELA INDÚSTRIA

Confiança dos pequenos negócios atinge o melhor nível em dois anos

Por Redação - Em 19/11/2024 às 2:26 PM

No setor de Comércio, houve um aumento de 3,6 pontos percentuais na proporção de empresas que acreditam que as contratações vão crescer nos próximos meses

O Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPM), medido pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), alcançou em outubro o melhor resultado dos últimos dois anos, registrando 94,8 pontos. Esse avanço, de 4,8 pontos em relação ao mesmo mês de 2023, reflete uma crescente confiança dos empresários, especialmente no setor industrial, e é considerado um indicativo positivo da recuperação econômica em curso.

A pesquisa destaca que a principal força motriz para esse crescimento foi o otimismo do setor industrial, com destaque para os segmentos de metalurgia, produtos de metal, refinos e produtos químicos, alimentos e vestuário. Esses setores, historicamente importantes para as micro e pequenas empresas (MPE), mostraram-se mais resilientes e contribuíram significativamente para o desempenho geral do indicador.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, atribui esse crescimento no índice a um conjunto de medidas adotadas pelos governos federal e estadual, que, segundo ele, contribuíram para a recuperação da economia local e a reestruturação dos pequenos negócios. Em sua análise, a ação rápida e coordenada foi essencial para a retomada do setor.

“Agimos rápido e conseguimos mitigar as consequências da crise. Primeiro, acolhemos, demos apoio humanitário, depois partimos para atitudes de retomar a economia do estado. Por meio do programa Sebraetec, apoiamos financeiramente a reconstrução dos negócios. Em seguida, com o programa Acredita, disponibilizamos aval do Sebrae para que os empreendedores pudessem acessar crédito. Esse conjunto de fatores traz otimismo”, afirmou Décio Lima.

Além disso, o levantamento apontou que o otimismo não se restringiu à indústria. No setor de Comércio, houve um aumento de 3,6 pontos percentuais na proporção de empresas que acreditam que as contratações vão crescer nos próximos meses. No setor de Serviços, essa elevação foi de 1,8 pontos percentuais, o que também reflete uma expectativa positiva em relação à recuperação e expansão do mercado de trabalho.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business