Estratégia

Ram 1500 adia seu desejo de ser elétrica. Saiba o por quê

Por Jota Pompílio - Em 25/11/2024 às 1:03 PM

Ram 1500 Rev

Ram 1500 REV.

Se o ano passado foi dos SUVs, esse ano parece que é das picapes, pois só falam nelas, até um simples movimento, né? Pois isto está acontecendo com a Ram 1.500 e seu desejo de se tornar elétrica. Com o advento da Shark, da BYD, a Ram até que fez uma força de trazer a 1500 elétrica ainda este ano, mas a marca premium resolveu jogar mais adiante sua produção. Na prática, esse adiamento é a segunda vez que isso acontece.

O fato é que ela á havia sido remarcada para o início de 2025, de janeiro ou fevereiro, digamos, mas ela só poderá ser lançada no decorrer do primeiro semestre do ano em abril a junho, quem sabe. E qual foi o razão? A decisão foi atribuída a mudanças esperadas com a próxima administração dos Estados Unidos.

Ram 1500 Revolution Bev 2024 17

Ram 1500 deverá ser lançada para o ano.

Mais motivos

A brand também frisou o adiamento como um passo para assegurar a qualidade da picape. O grupo também introduziu recentemente a plataforma STLA Frame, projetada para veículos grandes e com capacidade para eletrificação. Ainda assim, há dúvidas sobre o interesse dos consumidores em picapes elétricas, já que muitos criticam o alcance reduzido durante o reboque.

Entretanto, o fator que pode ter pesado é a mudança de Governo nos Estados Unidos. Com a sombra da China por perto, a equipe de transição de Trump sugere eliminar o crédito fiscal de US$ 7.500 para veículos elétricos, o que pode impactar a aceitação desse segmento.

Com estoques elevados e vendas abaixo da concorrência, a Stellantis enfrenta dificuldades para manter sua posição no mercado americano, que sempre foi lucrativo graças aos modelos Jeep e Ram. Porém, sem novos lançamentos de peso, o grupo tem perdido força e parece adiar a entrada definitiva no mercado de elétricos.

O que sabemos

Quando a Ram 1500 REV foi revelada em fevereiro de 2023, o modelo era  a primeira picape elétrica da marca. A Ram 1500 REV tem dois módulos de propulsão elétrica de 250 kW (340 cv) – um em cada eixo. Eles combinam o motor, o câmbio e o inversor em uma unidade. Outra funcionalidade da picape elétrica é o carregamento rápido DC de 800 volts com até 350 kW de potência. Isso é suficiente para recuperar cerca de 170 km de alcance em 10 minutos.

Além disso, a 1500 REV suporta carregamento bidirecional veículo-a-veículo, veículo-residência e veículo-para-rede (V2G). O ponto de energia a bordo pode fornecer até 7,2 kW, e o plugue disponível no frunk (porta-malas dianteiro) oferece 3,6 kW.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road