CAGED

Ceará registra crescimento de 4,2% no emprego formal em outubro de 2024

Por Redação - Em 27/11/2024 às 11:34 PM

Carteira De Trabalho Digital Foto Agência Brasil

Somente em outubro de 2024, foram gerados 3.187 novos postos de trabalho com carteira assinada, marcando o décimo mês seguido de saldo positivo no Caged para o Ceará FOTO: Agência Brasil

Os dados mais recentes do Novo Caged, divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que o Ceará alcançou 1.411.383 postos de trabalho com carteira assinada em outubro de 2024, um aumento de 4,2% em relação a igual mês de 2023. Esse crescimento representa a inclusão de 57.666 trabalhadores no mercado formal de trabalho. Somente em outubro,

O governador Elmano de Freitas comemorou o resultado, destacando o fortalecimento dos principais setores econômicos do estado e o contínuo diálogo com o setor produtivo para atrair novos investimentos. “Vivemos um cenário muito positivo, com o fortalecimento dos principais setores econômicos. Seguimos dialogando com todos os segmentos do setor produtivo e buscando novos investimentos, para fortalecer os negócios que representem oportunidades de uma vida melhor para os cearenses. Gerar mais emprego e renda é nossa prioridade absoluta”, disse o governador.

Somente em outubro de 2024, foram gerados 3.187 novos postos de trabalho com carteira assinada, marcando o décimo mês seguido de saldo positivo no Caged para o Ceará. No acumulado do ano, o saldo chegou a 58.049 empregos, positivo nos cinco grandes agrupamentos econômicos.

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, ressaltou a importância dos números, afirmando que o saldo positivo reflete uma trajetória de ampliação da renda e da capacidade aquisitiva da população cearense. “Os dados do Caged mostram a geração de empregos formais, que trazem mais qualidade e garantias trabalhistas para os trabalhadores”, comentou.

Perfil

Em outubro, a contratação de mulheres se destacou, com 2.347 vagas preenchidas por elas, em comparação com 840 ocupações feitas por homens. Além disso, os jovens de 18 a 24 anos representaram uma parte significativa das contratações, com 3.926 empregos gerados para essa faixa etária. Em relação ao nível de escolaridade, 3.637 vagas foram ocupadas por trabalhadores com ensino médio completo.

A distribuição dos novos postos de trabalho também mostrou um cenário positivo no interior do estado. Municípios como Sobral, Itaitinga, Itapajé e Aquiraz se destacaram na geração de empregos. A capital Fortaleza, embora ainda concentre uma parte significativa dos empregos formais, registrou 6,4% do saldo total de vagas.

O setor industrial teve papel de destaque na criação de postos de trabalho, superando os serviços e o comércio. A indústria cearense gerou 1.453 novos empregos, o que representou o maior aumento entre os setores, com um crescimento de 4,5% em relação ao ano anterior. O número de trabalhadores formais no setor saltou de 274.314 em outubro de 2023 para 286.669 em outubro de 2024, impulsionando a recuperação da economia cearense após a pandemia.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business