A Páscoa dos Czares

Por Admin - Em 04/04/2012 às 10:30 AM

Registros históricos mostram que em 1885, em uma comemoração à Páscoa, o czar Alexandre III pediu ao joalheiro Peter Carl Fabergé que criasse uma joia em forma de ovo para presentear sua esposa, Maria Feodorovna. Nesta época, o joalheiro não tinha ideia de que suas criações se tornariam verdadeiras obras de arte anos depois.

O resultado da primeira obra fez tanto sucesso que os ovos passaram a ser encomendados e oferecidos na Páscoa pelos membros da família imperial russa. Surgiam assim os ovos Fabergé, considerados verdadeiras obras de arte da joalheria universal e até hoje disputados por colecionadores em todo o mundo.

Inspirado neste universo, o Shopping Mueller, em Curitiba, resolveu montar a exposição “Ovos Fabergé – A Páscoa dos Czares”, que ficará em cartaz até 23 de abril.

As imagens contarão, por exemplo, como os ovos eram feitos, as pedras preciosas utilizadas e até as surpresas encontradas no interior de cada um. Além disso, a exposição mostrará em detalhes como o joalheiro criou as mais de 50 obras, qual era a sua inspiração e quais as homenagens que ele prestava.

 

Foto: divulgação.

Mais notícias

Ver tudo de Notas