POLÍTICA PÚBLICA EFICAZ
Mais Nutrição supera marca de quatro milhões de quilos de alimentos doados
Por Marcelo - Em 02/12/2024 às 3:08 PM
O Programa Mais Nutrição, uma das principais iniciativas do Governo do Ceará no enfrentamento à insegurança alimentar, ultrapassou a marca de quatro milhões de quilos de alimentos doados, beneficiando mais de 458 mil pessoas em Fortaleza e no interior do Estado. Integrado ao Mais Infância Ceará, o programa se consolida, ao longo de cinco anos, como uma política pública eficaz no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
Com atuação estratégica, o Mais Nutrição inicia suas atividades nas Centrais de Abastecimento (Ceasa) de Maracanaú e Barbalha, e distribui alimentos para mesas de famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, 149 entidades da região de Maracanaú e do Cariri são atendidas, recebendo frutas e verduras ‘in natura’, além de polpas e misturas para sopa, que garantem refeições diárias para mais de 54 mil pessoas.
Impacto nas comunidades
Entre as entidades beneficiadas está o Centro de Desenvolvimento Social do Instituto Excelência , em Maracanaú, que atende 100 famílias vulneráveis. Para Ana Virgínia Quaresma, pedagoga da instituição, o programa tem sido transformador. “Desde 2023, o Mais Nutrição é um grande parceiro da nossa entidade. O lanche, mais que uma refeição, tornou-se um momento de partilha e convivência para os nossos beneficiários. Tem feito a diferença na vida das famílias que atendemos”, afirma.
As doações que abastecem o programa são fruto da solidariedade dos 206 permissionários das Ceasas, como o senhor José Adriano Lima, que há mais de 30 anos mantém um box na Ceasa de Maracanaú. Contribuindo desde o início do programa, ele faz regularmente tomates, pimentões e repolhos, fortalecendo essa corrente de solidariedade.
Ação conjunta
O Mais Nutrição é realizado pelo Governo do Ceará, em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Ceasa e Instituto Agropolos. Para Onélia Santana, titular da SPS, o marco reflete a força de união entre diferentes setores. “Superar a marca de quatro milhões de quilos de alimentos doados é motivo de grande alegria e um testemunho de solidariedade de todos os envolvidos. Agradeço aos permissionários pela parceria, à equipe que se dedica ao processamento e distribuição, e às entidades que, junto conosco, enfrentam a fome e promovem alimentação saudável para as crianças do Ceará“, destaca.
Além disso, a secretária ressalta como o programa conecta diferentes iniciativas estaduais. “O Mais Nutrição nasceu da oportunidade de combater o desperdício enquanto levamos comida de qualidade às pessoas que mais se destacam. Também construímos pontes para que as instituições credenciadas no programa possam acessar outras políticas sociais, como o Vale Gás Social“, conclui Onélia Santana.
Transformando vidas
Com um modelo que une sustentabilidade, combate ao desperdício e ações sociais, o Mais Nutrição não apenas garante alimento às mesas de pessoas mais necessitadas, mas também inspira uma nova visão de solidariedade e eficiência na gestão pública. O programa é uma prova de que políticas bem estruturadas podem, efetivamente, transformar vidas e criar um futuro mais digno para milhares de cearenses. Mais informações: Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional pelo fone (85)-3108-0504 e pelo e-mail maisnutriçã[email protected].