Em discurso no Senado,
Girão relata participação em evento internacional pela liberdade de expressão
Por Redação In Poder - Em 05/12/2024 às 7:20 PM
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) participou do Transatlantic Summit, realizado em Madri, Espanha, nos dias 1 e 2 de dezembro, onde discursou sobre temas como liberdade de expressão e os desafios ao Estado democrático de direito no Brasil. Durante sua fala, Girão criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontando o que considera violações institucionais desde o início do inquérito das fake news, em 2019.
No evento, promovido pela Political Network for Values, uma organização que reúne lideranças políticas conservadoras, o senador destacou o poder concentrado pelo STF, mencionando o ministro Alexandre de Moraes. Segundo Girão, “um único ministro se tornou responsável por denunciar, investigar e julgar”, o que ele classificou como um “censor nacional”. O parlamentar também abordou a condução das eleições de 2022 e o tratamento dado aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Ainda em seu pronunciamento, Girão afirmou que sua participação no encontro teve como objetivo alertar a comunidade internacional sobre o que descreveu como “abusos” de setores do Judiciário brasileiro. Ele fez um apelo para que o Senado Federal se posicione diante das ações do STF, criticando a postura que considerou omissa dos parlamentares.
O evento, em sua quarta edição, reuniu políticos de diversas nações para discutir questões relacionadas à liberdade religiosa, opinião e democracia, reforçando pautas conservadoras no cenário global.