
TARIFAS DE IMPORTAÇÃO
Acordo Mercosul-UE pode reduzir preços de carros de luxo em até 35%
Por Redação - Em 09/12/2024 às 8:34 AM

Ferrari poderá ter uma redução de R$ 1,05 milhão em seu preço original
O acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, anunciado na última sexta-feira (6), deverá trazer grandes mudanças no mercado automobilístico brasileiro, especialmente para os consumidores de carros de luxo. Com a eliminação gradual das tarifas de importação, os preços desses veículos podem cair até 35%, representando uma redução significativa no custo final de modelos importados de alto padrão.
Entre os destaques do acordo está o Ferrari 296 GTB 2025, que atualmente custa cerca de R$ 4,2 milhões no Brasil. Com a redução, o preço poderá cair para R$ 3,15 milhões, ou seja, uma economia de R$ 1,05 milhão, o que representa uma queda de 25% no valor do veículo. Essa redução é possível graças à eliminação das tarifas de importação, que hoje chegam a 35% sobre carros de luxo, a maior alíquota para produtos industriais no Mercosul.
O setor automotivo, que enfrenta altos custos de importação, é um dos grandes beneficiados pelo acordo. A eliminação das tarifas de importação permitirá que os consumidores adquiram veículos de marcas renomadas a preços consideravelmente mais baixos, com um impacto direto no valor final de venda. Apesar de o processo ser gradual e ocorrer ao longo de 15 anos, o mercado poderá sentir uma redução significativa no preço médio dos carros importados nos próximos anos.
De acordo com o professor Marcus Vinicius de Freitas, da China Foreign Affairs University, o acordo abre caminho para uma maior presença de modelos de luxo no Brasil. “Carros de alto padrão têm uma tributação muito elevada. Mesmo com montadoras no Brasil, muitos desses veículos vêm de fora. Com a eliminação das tarifas, espera-se uma redução dos preços ao longo do tempo”, explica.
Tributação
O consultor de mobilidade e mercado automotivo Milad Kalume Neto destaca que a mudança no regime de tributação fará com que os carros importados de luxo operem sob as mesmas regras fiscais dos veículos produzidos no Brasil. Isso significa que, se a alíquota de importação for reduzida a zero, o impacto sobre o preço final será expressivo. “Com a redução do imposto, o custo do veículo será mais próximo ao do carro produzido no Brasil, o que refletirá em uma redução no preço”, afirma Neto.
Reduções de preços
O impacto das novas tarifas será considerável, e a expectativa é de que vários modelos de luxo tenham preços mais acessíveis. Confira abaixo os valores com a redução de 35% em alguns modelos:
Volvo XC 60 T-8 Ultimate Híbrido 2.0 (2024): R$ 293.131,50 (redução de R$ 97.710,50, preço original: R$ 390.842);
Volvo XC 40 Elétrico Recharge Plus (2025): R$ 239.265 (redução de R$ 79.755, preço original: R$ 319.020);
BMW 320i Sport 2.0 (2025): R$ 262.416,75 (redução de R$ 87.472,25, preço original: R$ 349.889);
Ferrari 296 GTB (Híbrido) 2025: R$ 3,15 milhões (redução de R$ 1,05 milhão, preço original: R$ 4,2 milhões);
Lamborghini Huracan Tecnica Coupe LP 640-2 (2025): R$ 3,39 milhões (redução de R$ 1,13 milhão, preço original: R$ 4,52 milhões).
Efeitos no mercado nacional
A mudança nas tarifas de importação pode trazer uma competição mais acirrada para os fabricantes nacionais, que poderão ver uma pressão sobre a fabricação de veículos de luxo no Brasil. Para Milad Kalume Neto, essa redução pode afetar diretamente a capacidade da indústria brasileira de competir com os modelos de luxo importados, principalmente em termos de qualidade e preço. “Com a chegada de veículos de alto padrão a preços mais baixos, a indústria nacional terá que se adaptar para oferecer carros de qualidade superior”, ressalta.
Uma das cláusulas do acordo prevê que, caso o aumento nas importações de carros europeus prejudique a indústria instalada no Brasil ou na Argentina, o Mercosul poderá suspender as regras para esse setor por até cinco anos. O Itamaraty explicou que essa avaliação será feita com base em critérios como emprego, volume de vendas, capacidade de produção e grau de ocupação do setor automobilístico.
A eliminação gradual das tarifas de importação de veículos de luxo é uma mudança significativa para o mercado brasileiro. Com reduções de até 35% nos preços, carros como a Ferrari 296 GTB e a Lamborghini Huracan Tecnica terão valores mais acessíveis, o que pode atrair mais consumidores interessados em modelos de alto padrão. No entanto, a indústria automotiva local precisará se preparar para enfrentar a competição com modelos importados, que deverão se tornar mais competitivos em termos de preço e qualidade.
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