COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Senai Ceará supera média nacional no desempenho da avaliação profissional
Por Marcelo - Em 09/12/2024 às 6:28 PM
O Departamento Regional do Senai Ceará destacou-se no ciclo 2023.2 e 2024.1 do Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), obtendo uma média de 7,8, superior à média nacional de 7,6. O resultado reflete a excelência na formação técnica oferecida pela instituição, com foco no desenvolvimento das competências e habilidades aplicadas pelo mercado de trabalho. O IDAP integra o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), do Departamento Nacional do Senai, que avalia a qualidade dos cursos sob a ótica da empregabilidade e da relevância das formações.
“A qualidade da formação técnica é prejudicada por meio do índice de avaliação da educação profissional, que faz com que nossos alunos saiam com as competências para atender às demandas do mercado. Como nossos cursos são constantemente atualizados, alcançar bons resultados no IDAP significa que estamos formando profissionais prontos para serem absorvidos pelos setores“, explica Sônia Parente, gerente de Educação do Senai Ceará.
Metodologia e impacto
O IDAP é calculado a partir de tentativas objetivas (online) e práticas aplicadas às aulas de cada unidade regional. A escala de avaliação vai de zero (quando a defasagem da escola é máxima), a dez (quando não há defasagem), sendo o índice utilizado para orientar decisões estratégicas na gestão educacional. O cálculo considera o percentual de estudantes distribuídos entre os níveis de desempenho das provas: Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado.
Nesta edição, foram avaliados 16 cursos técnicos oferecidos pelas seis escolas do Senai Ceará. Ao todo, 692 alunos participaram da prova objetiva e 460 da prova prática. Todas as unidades superaram a meta de 7,1 estabelecidas no Programa de Excelência na Gestão (PEG), reforçando o compromisso com a qualidade.
Reconhecimento
“O Senai Ceará tem trabalhado continuamente para melhorar seus indicadores de qualidade. Este resultado é motivo de grande alegria e reafirma nosso compromisso com a sociedade e com as indústrias“, ressalta Sônia. Ela também destaca o papel fundamental do apoio à liderança institucional. “Agradecemos ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, pela confiança em nosso trabalho, e ao Paulo André Holanda, nosso Diretor Regional, pelo apoio irrestrito”.
Os resultados do Senai Ceará no IDAP reafirmam seu papel como referência em educação profissional e tecnológica, alinhando-se ao compromisso de formar profissionais altamente capacitados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.