ex-presidente do partido
José Genoino propõe realinhamento do PT com a esquerda e fortalecimento da militância
Por Redação IN Poder - Em 10/12/2024 às 10:33 AM
O ex-presidente do PT, José Genoino, defendeu um realinhamento estratégico do partido com a esquerda e maior foco na militância social. Durante entrevista nesta segunda-feira, 9, Genoino alertou para o risco da perda de identidade política da esquerda, apontando que isso favorece a ascensão da extrema direita.
“Quando a esquerda perde sua radicalidade, quem ocupa o espaço é a extrema direita. É hora de atualizar a linha política do partido, fortalecer a militância e diminuir o peso da burocracia”, afirmou.
O militante histórico e fundador do PT também destacou a necessidade de um diálogo amplo para a construção de um projeto democrático e socialmente justo para o Brasil. Genoino defendeu mudanças organizativas dentro do partido e sugeriu que o fracasso da tentativa de golpe após as eleições de 2022 seja usado como oportunidade para reformas profundas, especialmente no papel das Forças Armadas.
Pensando nas eleições gerais de 2026, Genoino reforçou a importância de o PT apresentar um projeto de futuro baseado em justiça social, ambiental e cultural, com respeito à diversidade. Ele ressaltou que suas críticas buscam contribuir para o fortalecimento do partido e da liderança do presidente Lula. As informações são do jornal O Povo.