Novo edifício anexo do MASP
Novo edifício anexo do MASP – Museu de arte de São Paulo será inaugurado e 2025
Por Omar de Albuquerque - Em 10/12/2024 às 12:36 PM
O projeto do novo anexo do edifico do Masp leva a assinatura do escritório METRO Arquitetos Associados
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) anunciou a conclusão das obras do seu segundo edifício, batizado de Pietro Maria Bardi, em homenagem ao primeiro diretor artístico da instituição. Em março do próximo ano, quando será aberto ao público, para celebrar a inauguração das novas galerias do Edifício Pietro, serão apresentadas exposições com recortes do acervo do Masp e uma mostra sobre as histórias do museu. O prédio original recebeu o nome de sua arquiteta, Lina Bo Bardi. Serão cinco novas galerias para exposições, duas áreas multiuso, salas de aula, laboratório de conservação, área de acolhimento de público, restaurante e café, além de depósitos e docas para carga e descarga de obras de arte. O edifício original foi construído em 1968 e que, apesar de ser uma obra prima, tem uma série de limitações em razão da época em que ele foi construído. O arquiteto Júlio Neves, que foi presidente do Masp de 1995 a 2009, desenvolveu o projeto de ampliação do museu, assinando a reforma da estrutura, e apresentou ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
O esqueleto do Edifício Dumont-Adams passou por uma mudança estrutural, de acordo com Martin Corullon, do Metro Arquitetos Associados, responsável pela continuidade do projeto, com aproveitamento da fundação, mas remoção do miolo, das lajes, para dobrar o pé direito e permitir salões livres para exposição.
Mesmo com sua estética fria e muito questionada, o edifício que lembra um gabinete de computador, no mínimo não roubará a cena do criativo e futurista prédio do MASP assinado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bombardi.
Pesquisa e textos: Omar de Albuquerque Fotos: Conputaçao Gráfica – Divulgação