INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Mdic abre investigação sobre dumping nas exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai

Por Redação - Em 11/12/2024 às 9:12 AM

Leite Em Pó Adobestock 400259990

A análise das evidências relacionadas ao dumping considera o período de janeiro a dezembro de 2023

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), iniciou uma investigação sobre práticas de dumping nas exportações de leite em pó, tanto integral quanto desnatado, da Argentina e do Uruguai para o Brasil. A denúncia foi formalizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em maio deste ano.

De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), a análise das evidências relacionadas ao dumping considera o período de janeiro a dezembro de 2023. Já o exame dos danos à indústria nacional será feito com base no intervalo de janeiro de 2021 a dezembro de 2023.

A investigação tem como objetivo avaliar se os produtos importados desses países estão sendo vendidos no Brasil a preços inferiores aos praticados no mercado interno de origem, o que pode prejudicar a produção local. A medida reflete a preocupação do setor agrícola brasileiro com a concorrência externa, especialmente no contexto de um mercado já impactado por desafios econômicos e questões logísticas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business